Barão de Montesquieu

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Charles-Louis de Secondat, barão de Montesquieu, foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo, nasceu em 18 de janeiro de 1689, no castelo de La Brede, a sudoeste de
Bordeaux.Charles-Louis entrou na Universidade de Bordeaux, onde estudou direito, e, após formar-se em 1708, mudou-se para Paris para continuar seus estudos de Direito.

Casou-se em 11 de março de 1715 com Jeanne deLartique, filha de um rico comerciante huguenote.

Em 1716 ele herdou de um tio o título de Barão de La Brède e de Montesquieu, além do cargo de presidente da Câmara de Bordeaux, para atuar emquestões judiciais e administrativas da região.

A primeira de suas três grandes obras, “Cartas Persas”, foi escrita durante seus dez anos de pós-graduação.

Em 1734, ele publicou sua segunda grande obra“Causas da ascensão e queda de Roma”.

Já em 1748 Montesquieu publicou sua obra mais influente e conhecida “O espírito das leis” da qual foi considerada a sua obra-prima.


“O espíritodas leis”
Nesse livro, Montesquieu explicou as leis humanas e as instituições sociais. Definiu três tipos de governos: os republicanos, os monárquicos e os despóticos. Além disso, organizou um sistemade governo contra o absolutismo e idealizou o Estado regido por três poderes separados, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Foi essa teoria de separação dos poderes que o fez famoso atéhoje. O impacto de suas idéias na política foi imenso e influenciou a organização das nações modernas. As obras de Montesquieu são estudadas até hoje, na ciência política.

A sua próxima obra "Em defesado Espírito das Leis" foi uma resposta aos críticos e foi escrita em dois anos. Mas a Igreja Católica colocou esse livro na lista do Index, os livros proibidos. Apesar disso, a obra foi lançada em1748, em dois volumes, para tentar driblar a censura.

Montesquieu faleceu em 10 de fevereiro de 1755, aos 66 anos. Neste mesmo ano uma epidemia de febre se abateu sobre Paris, e Montesquieu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barão de Montesquieu
  • Barao De Montesquieu
  • trabalho barao de montesquieu
  • barao
  • Barao
  • Montesquieu
  • Barão
  • barao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!