Barão de mauá

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
Mapa genético, mapa cromossômico ou mapa de ligação é uma representação gráfica das distâncias entre genes e de suas posições relativas em um cromossomo. Essa distância é calculada a partir daporcentagem de permutações (porcentagens de genes recombinantes produzidos em cruzamentos) – ou taxa de crossing-over entre eles. A unidade de medida utilizada é chamada de “morganídeo”.

Para se obter ummapa genético é preciso levar em consideração que quanto maior for a taxa de recombinação gênica, maior será a distância entre os genes e vice-versa. Vale lembrar que, quanto maior a distância entreos genes, maior a possibilidade de haver crossing-over.
Ex:
Porcentagem de recombinação entre genes A e B: 19%
Porcentagem de recombinação entre A e C: 2%
Porcentagem de recombinação entre B e C:17%
A distância entre A e B será de 19 morganídeos; A e C, de 2 morganídeos e B e C, de 17 morganídeos:
Um mapa genético é semelhante a um mapa de uma cidade com informações específicas como:bairro, rua, casa, etc. É muito importante ter um mapa do genoma humano, para que possamos conhecer, especificamente, cada segmento de um cromossomo.
Introdução
Construção de mapas genéticos oucromossômicos

Um mapa genético serve para mostrar a posição dos genes que está dentro de um intervalo da seqüência de nucleotídeos que forma uma molécula de DNA.

Para conhecer cada segmento de umcromossomo, é importante termos um mapa genético. Na construção de um mapa genético é necessário que os genes estejam alinhados nos cromossomos.

Quanto mais os genes estiverem distanciados uns dos outros,maior será a taxa de recombinação gênica e vice-versa. A distância entre os cromossomos será sempre igual à taxa de permutação.
Um mapa genético é um mapa de um cromossomo de uma espécie que mostraa posição relativa dos genes e/ou marcadores genéticos.
Para se construir um mapa genético leva-se em consideração dois fatores:
1. Os genes se encontram nos cromossomos em posição linear
2....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barão de mauá
  • Barão de Mauá
  • Barão de mauá
  • Barão de Maua
  • Barão de Mauá
  • Barão de mauá
  • barão de maua
  • Barão de Mauá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!