BannerTIDIR

556 palavras 3 páginas
PROJETO DE PASSARELA DE MADEIRA PARA PEDESTRE ESTUDO APLICADO A MG-20
Engenharia Civil – 7º Período – Módulo 1B
1 ⁄ 2014
Alan Amorim, Diego Freitas, Elton Morais, Giselle Chagas, Jarbas Oliveira, Magno Ramalho,
Márcio Esteves
Professor Orientador: Henrique Jardim Raad.
RESUMO:
A proposta do projeto trata da elaboração de uma passarela para pedestre em madeira com estrutura de treliçada. A implantação do projeto esta localizado na VIA 240 (MG 20 Km 11 estrada de ligação para Santa Luzia), uma vez que o local não apresenta uma infraestrutura adequada, o que favorecera a transposição de pedestre de uma lado para outro da via, gerando segurança e conforto a este e menor interrupção no fluxo de veículos.

1. Introdução
O projeto tem como objeto de estudo, a construção de uma passarela de pedestre na via 240 – MG 20, Km 11. O local escolhido não possui, em suas proximidades, nenhum meio que facilite e/ou favoreça a travessia de pedestres. E por ser uma rodovia estadual (MG) apresenta intenso fluxo de veículos, fato este que coloca em risco a saúde física dos pedestres ao tentarem atravessar a via.

3. Materiais e Métodos
O processo de desenvolvimento do trabalho considerou todos os cálculos executados em uma treliça plana, sendo utilizado o métodos nos e depois com amparo do Ftool para facilitar a visualização dos esforços das barras tracionadas e comprimidas.
Após a identificação dos esforços atuantes em cada barra, foi realizado verificações em cada barra como , esbeltez, excentricidade, momento de inércia, raio de giração etc. E por fim a verificação de segurança da estrutura onde determinamos se mesma atende a diretrizes da NBR 7190/97.

A construção da passarela promovera ligação de dois importante bairros da região, Tupi e Aarão reis, e atendera moradores que fazem o uso do transporte publico. Segundo relatos e visita in loco, foi possível perceber o grande fluxo de pessoas que se arriscam na travessia da via para acesso aos ponto de ônibus ou realizar alguma

Relacionados