Banner1 ok Agnaldo

340 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Curso: Serviço Social
Tema: O Novo Contexto Social: da década de 80 até os dias atuais¹

Introdução

A seguinte pesquisa acadêmica tem por objetivo relatar o surgimento do Serviço Social e as transformações sociais no período da década de 1980 ao contexto Contemporâneo, com uma breve busca histórica fundamentado ao longo de sua trajetória.

Desenvolvimento

Na década de 1980, foi um período de fatos marcantes da História do País com grandes movimentos e lutas sociais, várias transformações das políticas sociais. Observamos neste contexto de transformações, em relação ao capital X trabalho, inserido nesse processo, de industrialização juntamente com a urbanização. As lutas de classes, acumulação do capital e exploração da força de trabalho excedente dos trabalhadores assalariados e os novos padrões de organizações e gestão das indústrias, vários tipos de relações e contratos de trabalhos, comercialização, índice de investimentos e avanços tecnológicos, ocorre o fenômeno da globalização, onde acontece a maior crise afetando as relações do trabalhador, em seus direitos.

Conclusão

Para que haja transformação social no contexto atual se faz necessário um novo olhar da sociedade civil, e seus poderes constituídos com profissionais envolvidos com a questão social. A busca de soluções para combater as crises que vem assolando a classe dos proletariados e todo o público considerados vulneráveis. Essa crise é oriunda do sistema capitalista e da luta diária de proletariado X burguesia. Existem muitos fundamentos teóricos com respeito à pobreza, desigualdade social e todos os problemas que envolvem a questão social.

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETI, Ivanete. Política Social: fundamentos e historia. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro trabalho e questão social. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
NETTO, Paulo José. Ditadura e serviço

Relacionados