Banner Luciana3

1025 palavras 5 páginas
SUSTENTABILIDADE

Aproveitamento da água da chuva

vência com o Semi-árido – Um Milhão de Cisternas (P1MC). A proposta visa garantir o acesso à água adequada ao consumo humano para todas as famílias rurais do semi-árido brasileiro, por meio da formação, mobilização social e construção de cisternas de placas.”

Autores: MEIRELES, M.; MONTEIRO, L. B.; SARMENTO, M.; SILVA, D.O.;
Discentes do 2º Semestre do curso de Engenharia Civil da FASB - Faculdade do Sul da Bahia.

INTRODUÇÃO

A água é um dos recursos mais vitais e mais amplamente partilhados do planeta. Embora cerca de ¾ da superfície da Terra esteja ocupada por água, deste total apenas 3% são de água doce. Porém, 80% da água doce está congelada nas calotes polares do Oceano Árctico, na
Antártida e nas regiões montanhosas ou em lençóis subterrâneos muito profundos, ou seja somente 20% do volume total de água doce do planeta se encontra imediatamente disponível para o Homem.
As águas que caem nos continentes têm três destinos: penetram no solo, escorrem directamente para os cursos de água ou evaporam-se. A parcela da água que percola no subsolo atravessa-o lentamente, alcançando os rios que a encaminham até aos mares. É o chamado Ciclo Hidrológico, um “circuito fechado” em escala planetária, e funciona como tal há biliões de anos, sustentando a vida e participando no seu ciclo biológico.

Figura1 - Ciclo Hidrológico

AVANÇOS E DESAFIOS DO USO DA ÁGUA DE CHUVA NO
BRASIL
Para comentar os avanços no uso da água de chuva no setor rural do Brasil na década mais recente, é oportuno transcrever um breve histórico e alguns números que dão noção do contexto inicial e do andamento dos principais programas e ações de Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (GESTA) 76 Gesta, v.1, n.1 – Andrade Neto, p. 073-086, 2013 – ISSN: 2317-563X governo nesse campo de atuação. D’Alva e Farias (2007) registraram histórico sucinto das mais abrangentes ações de implantação de cisternas para captação de água de chuva no meio

Relacionados