Banho ao bebé

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014




Licenciatura em Enfermagem
3º Ano/2º Semestre
2013/2014





Pesquisa Bibliografica
BANHO E MASSAGEM AO BEBÉ
Ensino Clínico: Enfermagem Médico Cirúrgica e Especialidades





Patrícia Isabel Duarte Vicente






Portimão, Março de 2014.






Pesquisa Bibliografica
BANHO E MASSAGEM AO BEBÉ
Ensino Clínico: Enfermagem Médico Cirúrgica e EspecialidadesAutor:
Patrícia Isabel Duarte Vicente





Unidade Curricular:
Ensino Clínico: Enfermagem Médico Cirúrgica e Especialidades




Portimão, Março de 2014.


Banho ao Bebé

Quando dar?
- se for após leite materno esperar cerca de 20/30 minutos;
- com o leite artificila esperar mais um pouco;
- optar por dar antes da próxima mamada.

 No Hospital o banho é dado pelamanhã para ensino dos pais; Podem dar à hora que desejarem no entando se não se sentirem seguros e necessitarem de ajuda optem pela manhã.

Deve-se reparar na reação do bebé após o banho. Normalmente ficam mais calmos e relaxados, o que é um bom indutor do sono, por essa razão normalmente opta-se por dar banho ao fim do dia ou à noite (no entanto também podem ficar mais dispertos). Em casadepois vêm qual é a melhor altura, aquela em que ambos estão presentes.
Onde dar?
- O banho deve ser dado num local confortável. A temperatura deve estar adequada cerca de 23/24°C, deve ser dado num local sem correntes de ar, com as janelas e portas fechadas. Se a casa for muito fria pode haver necessidade de aquecer o local onde vão dar banho ao bebé. Em termos de poupança de energia, quanto menosfor o local mais facil é de aquecer, menos energia se gasta.

1º passo:
Desinfetar a banheira
No Hospital: espalhar pela banheira uma quantidade considerável de líquido verde, depois lavar bem com o pano e no fim enchaguar devidamente.
Em casa: não se deve usar lixívia ou produtos com esta ou amoníaco, por exemplo o sonasol verde. Deve-se lavar a banheira normalmente e depois passar alcool a70°C e deixar secar.

2º passo:
Preparar a àgua da banheira
Colocar 1º àgua fria tapando o fundo da banheira e só depois temparar com água quente, (assim é mais fácil perceber quando a água está boa, ao contrário podemos achá-la fria e na verdade não estar) no total deve ter 4 dedos de altura.
Confirmar a temperatura da água com o cotovelo ou com o pulso, se tiver dúvidas pod sempre usarum termómetro. A água deve estar ligeiramente mais quente que a temperatura corporal. 37/38°C.

Os bebés só desenvolvem o mecanismo de regular a temperatura a partir de 1 mês de vida daí ser importante minimizar as perdas de calor e optimixzar o tempo. O processo do banho deve ser o mais rápido possível.
3º passo:
Preparar tudo antes de despir o bebé
- Escolher a roupa que o bebé vai vestir;- Retirar as etiquetas da roupa, principalmente da que vai estar em contacto direto com o bebé, as etiquetas podem irritar a pele do bebé; A roupinha preferencialmente deve ser de 100% algodão;
- Abrir a roupinha e colocá-la pela ordem que a vamos vestir;
- Colocar em cima do local onde vamos colocar o bebé um resguardo, uma fralda de pano e a toalha para o banho;
- Levar para junto de nós todoo que vamos precisar:
Compressas: limpar/secar coto umbilical; limpar olhinhos;
Toalhitas: para o caso do bebé fazer cócó (bebé pode passar até 3dias sem fazer cócó não é preocupante, mais importante é fazer xixi);
Fralda descartável: colocar no bebé; se a outra não estiver suja aproveitar;
Produto para banho: os produtos de higiene não devem conter perfumes, pois perfume equivale a álcoolque é muito agressivo para a pele do bebé; se quiser colocar perfume comprar água de colónia e pôr na roupa nunca na pele do bebé;
Deve-se usar o mínimo de produtos possível e todos da mesma marca/gama; para o caso do bebé fazer alergia é fácil detetar a causa, retira-se toda a gama. Assim deve-se usar apenas um produto para o corpo/cabelo e um creme hidratante;
Creme para corpo: este creme é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • banhos
  • Banho
  • Bebe
  • bebe
  • Bebe
  • bebes
  • Bebes
  • Bebe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!