Bangu1

1341 palavras 6 páginas
Inglês
Jaqueline Nordin

Letras 4º Semestre

Idiane Dias de Souza RA: 3875767934
Monik Menassa RA:

ATPS

Taubaté
30 de setembro de 2013
Ataques Químicos na Síria: O Que Sabemos
Na madrugada de 21 de agosto, imagens gráficas começaram a inundar sites de mídia social, mostrando as vítimas de um ataque de armas químicas contra civis em e ao redor da comunidade agrícola de Ghouta, na capital Síria de Damasco.
Ativistas de oposição Síria tinham anteriormente relatado os combates no leste Damasco em distritos que eram principalmente fortalezas dos rebeldes.
Mas o primeiro relato foi a utilização de armas químicas às 02h45 (hora local) em Ein Tarma e posteriormente em 02h47 em Zamalka.
Um médico em Irbin, nordeste de Damasco, disse a Human Rights Watch, que o ataque começou lá às 3 horas.
Pouco tempo depois, dezenas de vídeos foram enviados de adultos e crianças em hospitais improvisados, mas sem ferimentos externos.
Em algumas das imagens, dezenas de entidades, incluindo muitas crianças pequenas e bebês, foram vistas estendidas em linhas no chão de uma clínica.
Enquanto ativistas da oposição diziam, inicialmente, que apenas 300 pessoas tinham sido mortas no ataque, as vítimas rapidamente subiram para mais de 1000 pessoas.
Vítimas também foram registadas nas áreas de Irbin, Duma e, a oeste, Muadhamiya, entre outros.
Alegações
Ativistas da oposição acusaram o governo sírio de levar a cabo o ataque como parte de uma operação de escala mais ampla para os rebeldes de fora da capital. Disseram que o exército lançaram foguetes com agentes tóxicos sobre áreas civis.
No entanto, o governo sírio, veementemente negou que usou armas químicas.
O correspondente de segurança da BBC, Frank Gardner, examina o que sabemos sobre o ataque da Síria em 21 de agosto:

Relacionados