Bandeirantixx

1235 palavras 5 páginas
Entradas e Bandeiras

Entrada tem por vez, acepção mais genérica, referindo-se as expedições originadas de diversas partes do Brasil, formadas por iniciativa pública ou particular, já a expressão bandeira remete as expedições dos paulistas.

Os Bandeirantes

Eram expedições patrocinadas por particulares, autorizadas pelo governo português, chamadas de Bandeiras, que em maioria partia de vilas de São Paulo em direção ao interior do território. Podiam ser feitas a pé, a cavalo ou canoas, os bandeirantes iam atrás de indígenas, escravos africanos e riquezas, muitas vezes ultrapassando a linha do Tratado de Tordesilhas. A atuação do bandeirismo foi de fundamental importância para a ampliação do território português na América. Num espaço muito curto, os bandeirantes devassaram o interior da colônia, explorando suas riquezas e arrebatando grandes áreas do domínio espanhol, como é o caso das missões do Sul e Sudeste do Brasil, durante boa parte do século XVII.

As razões do bandeirismo

Entre os fins do século XVI e ao longo do século XVII, as instabilidades do regime colonial instalado no Brasil . A partir da chamada União Ibérica, ocorrida entre 1580 e 1640, o território colonial passou a ser controlado por autoridades espanholas e, nesse mesmo contexto, os holandeses entraram e controlaram a produção de açúcar na região nordeste. Todas essas mudanças causaram situações muito peculiares. Entre tantas, destacamos a crise econômica que afetou os colonizadores e a população situada na região sudeste. Sem o apoio holandês, focado na região nordeste, e sem auxílio espanhol, os colonos paulistas sofreram com a retração da economia açucareira e falta de outras alternativas de sustento mais seguras. Foi nesse exato contexto que começaram a se formar comitivas, oriundas principalmente de São Paulo, que partiam do litoral em direção ao interior do Brasil. Pode-se dizer que a penetração dos bandeirantes a partir de São Paulo, em direção ao Rio Grande do Sul. Mato

Relacionados