Banda desenhada e animação

Páginas: 9 (2036 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho serve para que todos os alunos compreendam a importância da banda desenhada e da animação e suas respectivas origens e exemplos, dessa forma e possível aprender de um jeito diferente cada uma delas e ter um conhecimento mais amplo dessa área do conteúdo de artes que está sendo visto em sala de aula.





















2 BANDA DESENHADA
Apesarde nunca terem sido oficialmente batizados, a banda desenhada recebeu diferentes nomes de acordo com as circunstâncias específicas dos diversos países em que se estabeleceram.
Por exemplo, nos EUA, convencionou-se chamar comics pois as primeiras manifestações do formato eram histórias humorísticas, cómicas; na França, eram publicadas em tiras - bandes - e ficaram conhecidas por bandes-dessinées;em Portugal por Histórias aos Quadradinhos (HQ) e posteriormente Banda Desenhada; no Brasil, chamou-se por muito tempo e de gibi, que originalmente significava menino, mas mudou de sentido e passou a ser sinonimo de história em quadrinhos
Tudo, no entanto, refere-se à mesma coisa: uma história narrada em sequência de pequenos quadros. Nesse sentido, o nome utilizado no Brasil seria história emquadrinhos.

2.1 ORIGENS HISTÓRICAS
A revista apontada como principal influência na banda desenhada é a britânica Punch criada em 1841, a revista influenciou não só a produção ocidental, como também a oriental.
No século XIX o livro Max und Moritz (1865), do escritor e desenhista alemão Wilhelm Busch é considerado como o precursor dos quadrinhos - pois cada ação era bem ilustrada, tornando otexto mais agradável ao público infantil.
Em Portugal o início da banda desenhada publicada, começa com as Aventuras Sentimentaes e Dramáticas do Senhor Simplício Baptista, assinada por Flora e publicada em 1850, sendo seguido por Rafael Bordalo Pinheiro que desenvolveu a sequência narrativa figurada, publicando imensas revistas e cadernos repletos do tema, editando em 1872, aquele que pode serconsiderado o primeiro álbum de banda desenhada, uma obra com 14 páginas e 120 desenhos.
Deve-se registar ainda o trabalho original publicado na imprensa do Brasil, de autoria do artista italiano Angelo Agostini, que fez inúmeras charges e caricaturas de figuras políticas da época de Dom Pedro II, além de criar banda desenhada com textos na forma de legenda.
Nos Estados Unidos, o pioneirismo e aprimeira revista de banda desenhada é atribuído a The Yellow Kid (1896) de Richard Felton Outcault.
O formato em tiras de jornal foi utilizado por Rudolph Dirks, publicadas a partir de 12 de Dezembro de 1897, nos Estados Unidos. São retratadas as malandriçes de um par de gémeos, Hans e Fritz.
Nos jornais surgiram dois tipos de tiras, as diárias publicadas a preto e branco e as dominicais,publicadas em cores e em suplementos (cadernos de jornais dedicados a tiras no formato tabloide).
Na década de 1930, essas tiras e dominicais começaram a ser colecionadas em revistas, dando origem aos primeiros "comic books". E tiveram grande sucesso, surgindo os estúdios especializados na produção de histórias produzidas especificamente para a página de revistas. A liberdade de usar a página (livre dasrestrições da "tira") permitiu aos desenhadores um salto criativo.

2.2 FORMATOS
A banda desenhada como uma forma de arte poderá representar diversos estilos e formatos de publicação.

2.2.1 CARTOONS
O cartoon ou cartum, originalmente tratado como os esboços de um artista, é considerado por muitos especialistas um formato de arte sequencial animada. Embora composto de uma única imagem, foidebatido que, uma vez que o cartum combina tanto palavras quanto imagens e constrói uma narrativa, ele merece sua inclusão entre os formatos de banda desenhada.

2.2.2 TIRA
A tira é uma sequência de imagens. O termo é atualmente mais usado para definir as tiras curtas publicadas diariamente em jornais, mas historicamente o termo foi designado para definir qualquer espécie de tira, não havendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Banda desenhada
  • Banda desenhada
  • Banda desenhada
  • Banda desenhada
  • Herois da banda desenhada
  • Gramática Banda Desenhada
  • banda desenhada snoop
  • Sonoplastia e banda sonora para curta de animaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!