BANCO DE DADOS RELACIONAL E ORIENTADO A OBJETOS

3594 palavras 15 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Este trabalho interdisciplinar tem como finalidade por em prática os assuntos abordados durante o curso em seu quarto semestre. Demonstrando que um banco de dados relacional é um banco de dados onde as informações são armazenadas na forma de registros em tabelas, cada registro contendo uma chave primária única que o identifica dentro da tabela, e cada tabela contendo um nome único que a identifica no banco.
Em um banco de dados orientado a objetos, os dados são guardados como propriedades de objetos, e só podem ser manipulados pelos métodos definidos na classe que define o objeto.
Um banco de dados relacional-objeto (ou relacional estendido) é uma mistura de ambos: sua base é a de um banco relacional, com funcionalidades implementadas para permitir a gravação e recuperação de dados também na forma de objetos, e não só como registros em tabelas.

objetivo
Demonstrar características dos Bancos de Dados Orientadas a Objetos e Banco de Dados Relacional, descrever algumas ferramentas para o mapeamento objeto relacional e com uma comparação das vantagens e desvantagens dos dois modelos.

atividade proposta A necessidade de manipulação e armazenamento de dados complexos vem crescendo rapidamente com o passar do tempo. Essa necessidade fez com que o paradigma orientado a objetos fosse agregado aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs). As informações complexas, como gráficos, imagens, áudio, vídeo, mapas, entre outros, requerem funcionalidades que vão além do que o modelo relacional de banco de dados pode oferecer. Por essa razão, surgiu o modelo de banco de dados orientado a objetos, que traz muitos benefícios em relação ao banco de dados relacional, pela sua produtividade ao agregar a orientação a objetos ao banco de dados. Entretanto, por ser um modelo jovem e imaturo que

Relacionados

  • Livro: Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais
    172079 palavras | 689 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas