Banco de Dados - As 5 formas normais

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Normalização de Bancos de Dados Relacionais

Introdução

Normalização é um processo a partir do qual se aplicam regras a todas as tabelas do banco de dados com o objetivo de evitar falhas noprojeto, como redundância de dados e mistura de diferentes assuntos numa mesma tabela.
Ao projetar um banco de dados, se temos um modelo de entidades e relacionamentos e a partir dele construirmos omodelo relacional seguindo as regras de transformação corretamente, o modelo relacional resultante estará, provavelmente, normalizado. Mas, nem sempre os modelos que nos deparamos são implementados dessaforma e, quando isso acontece, o suporte ao banco de dados é dificultado.
Em ambos os casos, é necessário aplicar as técnicas de normalização, ou para normalizar (segundo caso citado), ou apenas paravalidar o esquema criado (primeiro caso citado). Aplicando as regras descritas a seguir, é possível garantir um banco de dados mais íntegro, sem redundâncias e inconsistências

1FN - 1ª FormaNormal
Todos os atributos de uma tabela devem ser atômicos, ou seja, a tabela não deve conter grupos repetidos e nem atributos com mais de um valor. Para deixar nesta forma normal, é preciso identificar achave primária da tabela, identificar a(s) coluna(s) que tem(êm) dados repetidos e removê-la(s), criar uma nova tabela com a chave primária para armazenar o dado repetido e, por fim, criar umarelação entre a tabela principal e a tabela secundária. Por exemplo, considere a tabela Pessoas a seguir.
PESSOAS = {ID+ NOME + ENDERECO + TELEFONES}
Ela contém a chave primária ID e o atributo TELEFONES éum atributo multivalorado e, portanto, a tabela não está na 1FN. Para deixá-la na 1FN, vamos criar uma nova tabela chamada TELEFONES que conterá PESSOA_ID como chave estrangeira de PESSOAS e TELEFONEcomo o valor multivalorado que será armazenado.
PESSOAS = { ID + NOME + ENDERECO }
TELEFONES = { PESSOA_ID + TELEFONE }

2FN - 2ª Forma Normal
Antes de mais nada, para estar na 2FN é preciso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas Normais Banco de Dados
  • Formas Normais Banco de Dados
  • Formas normais banco de dados
  • Formas Normais Banco de Dados
  • Normalização de dados e as formas normais
  • As 5 primeiras formas normais
  • Formas de Banco de Dados MySQL
  • 5 normas de bancos de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!