Banco Dados Delphi.doc

5967 palavras 24 páginas
Bancos de Dados
Conceitos Importantes
O gerenciamento de bancos de dados é essencial para o desenvolvimento comercial, e para criar um banco de dados eficiente é necessário o conhecimento prévio de modelagem de bancos de dados relacionais. Conceitos como banco de dados, tabelas, campos, registros, índices, chaves, relacionamentos, normalização, dentre outros são pré-requisitos básicos para o desenvolvimento desse conteúdo.
Modelo de Dados
É essencial planejar o banco de dados antes de implementar. Um dos métodos que você pode utilizar é o DER, como no exemplo não normalizado mostrado logo abaixo.

Borland Database Engine
A BDE fornece a capacidade de acesso padronizado a banco de dados para Delphi, C++ Builder e outros ambientes de programação da Borland, oferecendo um grande conjunto de funções para auxiliar no desenvolvimento de aplicações Desktop e Cliente/Servidor.
Os controladores da BDE podem ser usados para acessar bases de dados dBase, Paradox, Access, FoxPro, Interbase, Oracle, Sybase e MS-SQL Server, DB2, Informix, além de um controlador de acesso a arquivos texto. Você também pode utilizar fontes de dados ODBC, podendo acessar qualquer base de dados compatível.
As funções que compõe uma API da BDE são usadas internamente pelos componentes de acesso a dados do Delphi e muito raramente você teria que usá-las diretamente, mas isso é totalmente possível. A referência completa das funções da BDE, com exemplos em Delphi, está no BDE API Help na pasta do Delphi no Menu Iniciar.
Arquitetura de Acesso
O acesso e manipulação de um banco de dados por um programa Delphi é realizado como mostrado abaixo, note que a aplicação não acessa os dados diretamente, mas usa sempre a BDE.

Assim, para uma aplicação de bancos de dados funcionar, é preciso que a BDE esteja instalada na máquina, não bastando apenas o arquivo executável.
Criação do Banco de Dados
Para criar um banco de dados novo, normalmente, é necessário dispor de alguma ferramenta do próprio

Relacionados