banco central

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

ENTIDADE AUTORIDADE MONETÁRIA NO BRASIL
"BANCO CENTRAL"


2012


INTRODUÇÃO


O Banco Central do Brasil (BC ou BACEN e, mais atualmente, BCB) é uma das principais autoridades monetáriasdo país, sendo a principal o Conselho Monetário Nacional - CMN. O BCB. Foi criado em foi criado em 31 de dezembro de 1964 .O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada PolíticaMonetária, que veremos no decorrer .






O mercado monetário é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo com vistas agarantir a liquidez da economia. Antes da criação do Banco Central, o papel de autoridade monetária era desempenhado pela Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), pelo Banco do Brasil e pelo TesouroNacional que tinha a finalidade de exercer o controle monetário e preparar a organização de um banco central, tinha a responsabilidade de fixar os percentuais de reservas obrigatórias dos bancoscomerciais, as taxas do redesconto e da assistência financeira de liquidez, bem como os juros sobre depósitos bancários. Além disso, supervisionava a atuação dos bancos comerciais, orientava a políticacambial e representava o país junto a organismos internacionais.
Hoje em dia o Banco Central tem competencia para emitir papel moeda e moeda metálica (dinheiro), autorizar, normatizar, fiscalizar eintervir nas instituições financeiras, receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais, regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis, receber os recolhimentoscompulsórios dos bancos comerciais e os depósitos voluntários das instituições financeiras e bancárias que operam no país entre outros serviços.
A política monetária visa defender o poder de compra deuma moeda, sendo ela expansionista ou restritiva. Na política restritiva, o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado. Na política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Banco central
  • banco central
  • Banco central.
  • banco central
  • Banco Central
  • banco central
  • Banco Central
  • Banco central

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!