Balistica e Pendolo Balistico

2431 palavras 10 páginas
Balística e Pêndulo Balístico

1. Introdução
O presente trabalho aborda sobre balística e pêndulo balístico. Nele estão detalhadamente, os conceitos físicos envolvidos no estudo de cada de ambos os temas, bem como o seu funcionamento, aplicações e exercícios para a melhor compreensão.
Teve uma duração de sete dias, que foram de trabalho árduo e difícil para o grupo, enfrentando algumas dificuldades sobretudo para se encontrarem devido os problemas de internet e a escassez de obras na biblioteca que tratam sobre os temas.

Trabalho de Física I

1

ISPSongo 2014

Balística e Pêndulo Balístico

2. Balística
Balística é uma ciência que estuda as leis da física aplicadas para o lançamento de projécteis através de uma arma de fogo.
Um Projéctil é todo o corpo que é lançado para o espaço, então, também pode se definir balística como sendo uma ciência que estuda o movimento de corpos lançados para o ar através de uma arma de fogo.
Existem três maneiras de se lançar um projéctil. Os projécteis podem ser lançados na direcção vertical (Figura 1 – de baixo para cima ou de cima para baixo), horizontal (Figura 2 – da direita para esquerda ou da esquerda para a direita), e obliqua (Figura 3) que é uma direcção que não é vertical e nem horizontal.
Na Vertical o projéctil descreve um movimento rectilíneo uniforme e na horizontal verifica-se um movimento rectilíneo uniformemente variado (retardado na subida e Acelerado na descida).
No lançamento na direcção oblíqua, o projéctil está sujeito ao movimento uniformemente variado (na horizontal) e movimento rectilíneo uniforme na vertical.

Figura 1

Figura 3

Figura 2

Todos os projécteis, ao serem lançados para o ar descrevem uma trajectória parabólica devido as acções do ar atmosférico, e as equações relacionadas a este movimento, orientando-se pela
Figura 3 são:

Trabalho de Física I

2

ISPSongo 2014

Balística e Pêndulo Balístico

1. Equaçoes das velocidades
Equações 1
Equações

Relacionados

  • Trabalho
    35491 palavras | 142 páginas