BALANCED SCORECARD

711 palavras 3 páginas
Balanced Scorecard (BSC)
A gestão de uma organização é composta de vários departamentos e áreas que dão suporte a toda estrutura. Há modelos e técnicas que são aplicadas em vários setores e que visam aperfeiçoarem as operações, cada uma com certas peculiaridades e necessidades diferentes das demais, portanto tudo o que for aplicado tendo como objetivo melhorar o desempenho devem ser acompanhado pelos gestores responsáveis.
Existem modelos não adaptáveis a todas as áreas, mas que podem ser utilizados em seus conceitos, se bem adaptados podem trazer resultados satisfatórios. Nessa busca por encontrar um modelo cuja aplicabilidade se encaixe perfeitamente a toda organização eis que surge por volta de 1992 uma ferramenta de aplicação a toda estrutura denominada Balanced Scorecard. Uma ferramenta de gestão baseada em controlar toda a organização por meio de indicadores de desempenho envolvendo as principais áreas e conseqüentemente possibilitando que toda organização se beneficie com esta técnica de gestão integrada.

Balanced Scorecard (BSC) trata-se de uma filosofia estratégica e muito utilizada como metodologia de medição e gestão de desempenho aplicado a toda organização. Seus idealizadores foram Robert Kaplan e David Norton dois professores da Harvard Business School.
Sua metodologia aplica-se a gestão do negócio em todas as áreas que a compõem auxiliada pela tecnologia da informação área denominada TI, softwares como o ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) dão suporte realimentando toda a organização com informações e indicadores de desempenho. A essa metodologia compete à gerência e garantia dos resultados incluindo a gestão dos serviços, e gestão da qualidade.
No inicio foi aplicada como um modelo de avaliação de desempenho setorial e posteriormente se estendendo para a gestão estratégica da organização. A definição desses indicadores versa sobre os processos da administração de serviços como base para

Relacionados