Balanced scorecard

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
BALANCED SCORECARD


O nome Balanced Scorecard (BSC) reflete o balanço estabelecido entre objetivos de diferentes naturezas: curto e longo prazo; financeiros e não financeiros; indicadores lagging e leading e perspectivas de desempenho interno e externo.

O BSC procura decompor a estratégia de uma forma lógica, baseada em objetivos estratégicos, que por sua vez se desdobram em indicadores.Assim, o desenvolvimento dos objetivos e indicadores do Balanced Scorecard é a atividade central do desenvolvimento desta ferramenta, sendo que o principal propósito é precisamente o de tornar o enfoque na execução da estratégia uma realidade do dia a dia da organização.

Este propósito consiste em operacionalizar os conceitos e definições estratégicas em objetivos, indicadores e metas.
OBalanced Scorecard materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa com objetivo e indicadores de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira; clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Estes indicadores devem ser interligados para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução deriscos ou o aumento da produtividade.
O sucesso do programa Balanced Scorecard começa com o reconhecimento de que este não é um projeto de medição, mas sim um processo de mudança.

Desta forma, podemos observar um grupo consistente de cinco princípios fundamentais para que a implantação desta ferramenta na organização possa ser coroada de sucesso.



Princípio I: Mobilizar a mudança através daliderança executiva

A estratégia exige mudanças em praticamente todas as partes da organização e orienta o trabalho em equipa para a coordenação dessas mudanças. A implantação da estratégia requer muita atenção e concentração nas iniciativas e na execução de mudanças, monitorizando constantemente os resultados alcançados.

Se os gestores de topo não atuarem como líderes do processo, asnecessárias mudanças não ocorrerão por força da inércia e da resistência à mudança, não se conseguindo implantar a estratégia, o que implica perder a oportunidade para atingir um desempenho superior.

Um programa de BSC bem sucedido, começa com o reconhecimento da gestão executiva que não se trata de um simples projeto de medição ou avaliação, mas sim de um programa de gestão da mudança organizacional.De inicio, o foco é a mobilização e a criação do impulso para o lançamento do processo. Após a mobilização da organização, o foco desloca-se para a forma de o gerir.

Princípio II: Transformar e estratégia em termos operacionais




O BSC fornece um referencial para descrever e comunicar a estratégia de forma coerente e funcional, pois não é possível implantar a estratégia sem adescrever de forma detalhada.
Já foi referido anteriormente que os mapas da estratégia e o Balanced Scorecard encontram as deficiências dos sistemas exclusivos de medição dos ativos tangíveis da era industrial.
As ligações efetuadas pelas relações de causa e efeito, mostram como os ativos intangíveis se transformam em resultados tangíveis. A utilização de indicadores quantitativos, mas não-financeiros(como duração de ciclo, inovação, satisfação e competências), possibilita a descrição e medição do processo de criação de valor.
Ao traduzir a estratégia na arquitetura lógica da estratégia e através do Balanced Scorecard, as organizações criam um ponto de referência comum e compreensível para todas as unidades e empregados.

Princípio III: Alinhar a organização com a estratégia




Asorganizações são tradicionalmente projetadas em redor de áreas especializadas como: a área financeira; a produção; o marketing; as vendas; a engenharia; as compras; etc. Como cada função tem seu próprio universo de conhecimentos, linguagem e cultura, surgem nas organizações os chamados “silos funcionais” que se transformam em grandes obstáculos à implantação da estratégia, pois uma das grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanced scorecard
  • Balanced Scorecard
  • BALANCED SCORECARD
  • Balanced scorecard
  • Balanced scorecard
  • Balanced scorecard
  • Balanced scorecard
  • Balanced Scorecard

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!