BALANCED SCORECARD NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NO INCRA/SE

3907 palavras 16 páginas
Ancilla Miriam Carvalho Santana
BALANCED SCORECARD NO SETOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO NO INCRA/SE

RESUMO
Diante da importância do planejamento estratégico para as organizações, assim como da necessidade de acompanhar e medir o crescimento, a continuidade e o fortalecimento de suas atividades, este trabalho analisa como a ferramenta de gestão Balanced Scorecard pode ser aplicada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Sergipe – (INCRA/SE), para promover o seu alinhamento estratégico. Está calcado em uma pesquisa bibliográfica, abrangendo obras clássicas e trabalhos científicos referentes ao Balanced Scorecard. Inicialmente foi realizada uma análise do planejamento estratégico da Instituição através de entrevista com o Superintendente Substituto e com os Chefes de Divisão, para em seguida ser elaborada uma proposta de objetivos estratégicos e indicadores de desempenho para a Instituição baseada nas quatro perspectivas do Balanced Scorecard: cliente, financeira, processos internos e aprendizagem e crescimento. Como guia para elaboração destes objetivos e indicadores foram utilizados documentos internos do INCRA/SE, observação pessoal e informações coletadas na entrevista.
Palavras-chave: Estratégia, Planejamento Estratégico, Balanced Scorecard, Administração Pública.

1. INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo principal desenvolver uma proposta de aplicação da ferramenta de gestão Balanced Scorecard no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, especificamente na Superintendência Regional do INCRA em Sergipe, autarquia federal que tem como finalidade implementar a política de reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.
Atualizar práticas organizacionais é sempre importante, independente se a organização é pública ou privada, e o Balanced Scorecard reformula o planejamento estratégico da organização, viabilizando uma avaliação do desempenho

Relacionados