Balanceamento Quimico das Equações

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2015
 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Balanceamento Químico das Equações, e tem como o objetivo apresentar as formas de balancear uma equação, e mostrar o que é um balanceamento químico das equações mostrando também no que ele pode ser utilizado.
Esta organizado em 1 capitulo, e 3 subtemas no qual explicam formas de balancear uma equação.
Ametodologia usada foi a pesquisa bibliográfica.


BALANCEAMENTO QUÍMICO DAS EQUAÇÕES

Para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. O número de átomos dos reagentes deve ser igual ao número de átomos dos produtos. Quando issoacontece, dizemos que a equação química está balanceada.
Exemplo de equação balanceada:  C +  O2    →    CO2
Exemplo de equação química não balanceada:  H2   +  O2    →    H2O
Observe que na 1ª equação há um carbono e no reagente e um carbono no produto. Também há dois oxigênios no reagente e dois no produto. A equação está corretamente balanceada.
Na 2ª equação, há dois hidrogênios no reagente edois hidrogênios no produto, porém há dois oxigênios no reagente e apenas um no produto. Então, deve-se balancear esta equação. Há alguns métodos para balancear uma equação química. O mais fácil e simples é o Método das Tentativas.
Para balancear a 2ª equação, podemos colocar o número 2 na frente do H2 e o número 2 na frente da H2O, assim:
2 H2   +  O2    →   2 H2O
O número de átomos, porexemplo, deve ser mantido sempre. Para esse número damos o nome de índice. Então temos agora 4 H no reagente e 4 H no produto. Também 2 O no reagente e 2 O no produto. A reação agora está balanceada.





MÉTODO DAS TENTATIVAS


Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar onúmero de átomos dos reagentes e dos produtos.
Para isso basta seguir algumas regras:
Começar com o elemento que aparecer apenas uma vez no lado dos reagentes e no lado dos produtos.
Dá preferencia ao elemento que possuir maior índice.
Exemplo: A queima do álcool é descrita pela seguinte equação química:
C2H6O + O2 ­­­­­­­­­––> CO2 + H2O
Como escolhemos os coeficientes?
Devemos começar oacerto pelo elemento que apareça uma só vez de cada lado da equação (nesse caso temos o carbono e o hidrogênio). Portanto, devemos multiplicar o carbono por 2 e o hidrogênio por 3 (ambos do lado direito) para ficarmos com 2 átomos de carbono e 6 átomos de hidrogênio de cada lado da equação. Teremos portanto:
C2H6O + O2––––> 2CO2 + 3H2O
Agora vamos dar uma olhadinha para os oxigênios. Temos 4oxigênios pertencentes ao CO2 e 3 oxigênios da água, somando um total de 7 oxigênios do lado dos produtos e apenas 3 do lado dos reagentes (1 átomo de oxigênio do C2H6O e 2 átomos do O2). Como podemos resolver isso?
Basta multiplicar o oxigênio por três
C2H6O + 3 O2 –––> 2CO2 + 3H2O.
A equação agora esta balanceada



MÉTODO DE OXIRREDUÇÃO


Como as reaçõesde oxirredução envolvem transferência de elétrons, o método utilizado para balancear esse tipo de reação se baseia na variação do número de oxidação (Nox) dos átomos participantes da reação.
Exemplo:
A seguinte equação deve ser balanceada:
Hl+H2SO4→H2S+H2O+I2
Primeiro, devemos determinar o Nox de todos os elementos participantes da reação, identificar os que sofrem oxirredução e calcular essavariação.

O enxofre sofre redução na reação, e passa de Nox + 6 para Nox -2. Já o iodo sofre oxidação, seu Nox aumenta de -1 para 0. 
O próximo passo é determinar a variação total (Δ) da oxidação e redução, para isso multiplicamos o valor correspondente de sua variação pela sua atomicidade.

Para a oxidação, temos:
Variação = 1 (de – 1 para 0)
Atomicidade = 1 (Hl)
Δ =1*1 = 1
Para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanceamento de equacoes
  • Balanceamento das equaçoes
  • Balanceamento das equações
  • Balanceamento das Equações
  • balanceamento de equaçoes
  • Balanceamento quimico
  • Balanceamento químico
  • Balanceamento quimico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!