Balan O H Drico

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 17 de julho de 2015
BALANÇO HÍDRICO:
DEFINIÇÃO: É a relação entre todo o volume administrado (enteral – via gastrointestinal / parenteral – via vascular) com todo o volume eliminado (diurese, fezes, estomas, drenos- penrose, hemovac, DVE, drenos de tórax, etc).
O balanço hídrico é positivo quando o volume administrado é superior ao eliminado; já o balanço hídrico negativo é quando o volume eliminado é maior que oadministrado.
O balanço hídrico ideal é aquele que retrata o equilíbrio hemodinâmico do cliente.
O paciente em anazarca/ edema cutâneo/ edema cerebral/ sobrecarga hídrica/ edema agudo de pulmão, há a necessidade de um balanço hídrico negativo = eliminado maior que administrado, pois revelará a efetividade das técnicas utilizadas para saída de líquido do meio extracelular para o intravascular eeliminação pelos rins.
Já o paciente hipovolêmico/ hipotenso/ desidratado, são utilizadas técnicas que aumentem o volume circulante, o que ocasionará um balanço hídrico positivo = administrado maior que o eliminado.
Portanto ao avaliar o balanço hídrico deve-se ter ciência da patologia de base, condição clínica e equilíbrio hemodinâmico. O equilíbrio hemodinâmico é verificado no balanço hídricoatravés da densidade urinária, glicemia, débito urinário, débito das drenagens e sinais vitais.
A densidade urinária normal é de 1005-1010. Densidades acima de 1010 demonstram a necessidade de líquido (desidratação); densidades acima de 1025 deve-se fazer reposição parenteral de líquido (etapa rápida); densidades abaixo de 1005 demonstram grande perda de água livre ou por alta ingesta ou por diabetesinsípidus (falta de hormônio antidiurético por tumor cerebral ou lesão hipófise/hipotálamo) – alta perda de água livre gera hipernatremia = convulsão.
A glicemia normal é de 60-100 mg/dl. Glicemias abaixo de 60 mg/dl = hipoglicemia = convulsão. Glicemias acima de 100mg/dl = hiperglicemia. Glicemia acima de 500mg/dl = coma hiperglicêmico.
O débito urinário normal é de 01-03 ml/kg/h. Para calculardeve-se dividir o volume de diurese no período a ser avaliado (peso da fralda ou volume do frasco coletor do sistema fechado de diurese), pelo peso da criança em quilos, pelo tempo em horas do período a ser avaliado (6hs/ 12hs/ 24hs). Diurese acima de 03ml/kg/h = poliúria. Diurese abaixo de 01ml/kg/h = oligúria. Diurese abaixo de 0,5 ml/kg/h = anúria.
O débito das drenagens (RG, estomias,diarreias, DVE, dreno de tórax, hemovac e penrose) tem como limite de volume drenado 20ml/kg. Assim volumes de drenagem acima de 20 ml/kg devem ser repostos por via parenteral. Ex: Rn de 2kg tem como volume limite de drenagem = 40 ml, neste caso drenagens que contabilizem valores acima de 40 ml deverão ser reposta.
OBS: Deve-se sempre associar as informações sobre débito de drenagem x débito urinário xdensidade urinária.
Os sinais vitais variam de acordo com a idade da clientela. Levantar referência de autor em pediatria.
 O funcionamento dos sistemas orgânicos mais importantes para a manutenção da vida é expresso por determinados sinais: temperatura, respiração, pulso, pressão arterial. A mensuração destes sinais vitais e identificação de tendências, diferenças e desvios revelam  aoobservador  as alterações físicas e funcionais que estão se processando naqueles sistemas.
 
A) Respiração: Consiste na sucessão rítmica de movimentos de expansão e de retração pulmonar com a finalidade de efetuar as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente promovendo absorção de O2e eliminação de CO2.
 
- Características:
 
*Tipo: abdominal ou diafragmática
            torácica
*Ritmo: irregular              regular
OBS: nos prematuros e lactentes pequenos, o ritmo é irregular, os movimentos são mutantes, em geral superficiais.  
*Freqüência:  -normal ou eupineica
                      -bradipneica
                      -taquipneica
 
OBS: varia de acordo com esforço, excitação, digestão, idade. 
 
    No lactente, e sobretudo no recém-nascido prematuro os movimentos respiratórios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia Balan O H Drico
  • Climatologia Balan O H Drico De Natal RN
  • Recursos H Dricos
  • Estudos H Dricos
  • Trabalho Recursos H Dricos
  • Recursos H dricos 2A
  • Poluentes H dricos Conte do
  • Saneamento e Recursos H drico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!