Balanço patrimonial

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que evidencia, em uma forma resumida, o patrimônio da entidade. Ele demonstra todos os elementos patrimoniais no momento. Nele só entra, como o próprio nome diz, as contas patrimoniais: ATIVO e PASSIVO.


I - ATIVO

Contas que representam os bens (caixa, moveis, terrenos, veículos, etc...) e direitos (banco, duplicatas a receber,promissória a receber, etc...) da organização. As contas neste setor ficam na ordem da conta de maior liquidez para a conta de menor liquidez. Ele está dividido em Ativo Circulante (Disponível, Créditos, Estoques e Despesas pagas antecipadamente), Ativo realizável á Longo Prazo e Ativo Permanente (Investimento, Imobilizado, Diferido e Intangível).

LIQUIDEZ: É o excesso de dinheiro em circulação(movimento). Numa empresa a liquidez é a velocidade de transformação de um bem em dinheiro.

ATIVO CIRCULANTE: São os valores que circulam dentro da empresa à Curto Prazo (tudo o que você tem a pagar ou receber num período de um ano). Ele está dividido em:

· DISPONÍVEL: São os valores disponíveis de imediato, que são facilmente utilizáveis (caixa, banco c/ em movimento, aplicações de liquidezimediata, etc.).

· CRÉDITOS: São os valores a receber á curto prazo (duplicatas a receber, promissória a receber, clientes, etc.).

· ESTOQUES: São os estoques de mercadoria para a produção, vendas e consumo próprio (matéria prima para produção, mercadoria para venda ou revenda, material de escritório, etc.).

· DESPESAS PAGAS ANTECIPADAMENTE: São despesas pagas, mas não inseridas (despesaspagas com alugueis de seguro pagas antecipadamente, etc.).
ATIVO REALIZÁVEL À LONGO PRAZO: São valores a receber á longo prazo (tudo o que você tem a pagar ou receber num período superior de um ano) pela empresa (duplicatas a receber, clientes, etc.).
ATIVO PERMANENTE: São os valores aplicados pela empresa que permanecem por um longo prazo na organização, já que são imprescindíveis naoperacionalização do negócio. Ele se divide em:
· INVESTIMENTO: São aplicações em ativo, visando um retorno financeiro (ações de outras empresas, aplicação em ouro, etc.).
· IMOBILIZADO: São aplicações que a empresa não pretende se desfazer, pois fazem parte do negócio (veículos, máquinas e instalações, imóveis, etc.).
· DIFERIDO: São gastos efetuados, mas não considerado (apropriado) como despesas (gastoscom implantação de fábrica, gastos com pesquisa e desenvolvimento).
· INTANGÍVEL: São investimentos em ativo que não são visíveis, não são tocáveis (marcas e patentes, fundo de comércio, etc.).


II – PASSIVO

Contas que representam as Obrigações (Promissórias a Pagar, Duplicata a Pagar, etc...) e o Patrimônio Líquido (Capital Social, Lucro Retido, etc.). As contas neste setor sãodispostas na ordem da conta de maior exigibilidade para a conta de menor exigibilidade. Ele está dividido em Passivo Circulante, Passivo Exigível à Longo Prazo, Resultados de exercícios futuros e Patrimônio Líquido (Capital, Reservas de Lucros, reserva de Capital e Lucros Retido).

PASSIVO CIRCULANTE: São os valores a pagar á curto prazo, ou seja, em até um ano (duplicatas a pagar, promissórias apagar, etc.).

PASSIVO EXIGIVEL À LONGO PRAZO: São as contas a pagar à longo prazo, ou seja, depois de um ano (duplicatas a pagar, promissórias a pagar, fornecedores, etc.).

RESULTADOS DO EXERCÍCIO FUTURO: São receitas recebidas, mas não ganhos (empréstimos a cliente, no caso de um banco, etc.).

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: É a diferença entre o ATIVO (bens e direito) e o PASSIVO (obrigações). É àparte que pertence ao proprietário. Ele se divide em:

· CAPITAL: Valores em que os sócios entram para a sociedade (capital social).

· RESERVAS DE LUCRO: São valores que saem dos lucros e têm destinação prevista (reservas de legal).

· LUCROS RETIDOS: São os lucros dos exercícios acumulados e visando destinação (lucros retidos ou acumulados).


Depois temos que saber os conceitos acima,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço patrimonial
  • balanço patrimonial
  • balanço patrimonial
  • Balanço patrimonial
  • balanço patrimonial
  • balanco patrimonial
  • balanço patrimonial
  • BALANÇO PATRIMONIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!