Balanço patrimonial e dre

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
1 INTRODUÇÃO

As demonstrações contábeis brasileiras são basicamente regidas pela Lei nº 6404/76, e complementos. A Lei nº 11.638, promulgada em dezembro de 2007, aplicada a empresas de grande porte, trouxe importantes atualizações na forma de registrar as informações financeiras. Atualmente, a contabilidade no Brasil caminha para tornar os balanços das empresas bem mais transparentes,fornecendo detalhes das informações relevantes aos investidores para adequar sua estrutura aos padrões contábeis internacionais.
As demonstrações financeiras equivalem a um conjunto de informações apuradas e divulgadas pelas empresas, revelando os vários resultados de seu desempenho em um exercício social. Através das demonstrações financeiras é possível obter conclusões sobre a efetivasituação da empresa.

































2 BALANÇO PATRIMONIAL


O Balanço Patrimonial demonstra a situação estática da empresa em determinado momento. Segundo Ross (2009, p.39), “é um instantâneo feito pelo contador do valor contábil da empresa numa data específica”. O balanço diz o que a empresa possui e como é financiada.
O balanço possui doislados: no lado esquerdo temos os ativos, e no lado direito temos os passivos e o patrimônio dos acionistas. De acordo com Hoji (2010, p.242), “no balanço patrimonial, as contas representativas do ativo e do passivo e patrimônio líquido devem ser agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.” Elas devem ser apresentadas em ordem decrescente de graude liquidez para o ativo, e de exigibilidade para o passivo e patrimônio líquido.
De modo resumido, o ativo representa os recursos aplicados em bens e direitos e o passivo e o patrimônio líquido representam as fontes de recursos fornecidos por terceiros e acionistas, respectivamente.


2.1 ATIVO


De acordo com Perez Junior (2009, p. 143), ativo “é um recurso controlado pela entidadecomo resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.”


2.1.1 Ativo Circulante


São todos os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo. O ativo circulante é composto das disponibilidades (caixa e bancos) e também todos os valores que serão convertidos em dinheiro a curto prazo: normalmente “duplicatas areceber” e “estoques”. As contas apresentadas no grupo de Ativo Circulante podem ser agrupadas em seguintes subgrupos:

a) Disponibilidades (caixas e equivalentes de caixas): São recursos que podem ser utilizados imediatamente, sem restrições;


b) Recebíveis comerciais (conhecidas como Duplicatas a receber): São títulos de crédito gerados pelas vendas ouprestações de serviços, a prazo;

c) Estoques: São compostos por bens agrupados de acordo com sua natureza e finalidade, tais como mercadorias para revenda, matérias-primas, materiais auxiliares, produtos em elaboração, produtos acabados e materiais de consumo em geral.



2.1.2 Ativo não circulante


Para Marion (2009, p. 78), o ativo não circulante “compreende todas as contas doativo que não tenham seus recebimentos marcados até o próximo exercício social ou que não estão a venda”.
O ativo não circulante é dividido em:

a) Ativo realizável a longo prazo: São itens que serão realizados (transformados) em dinheiro a longo prazo, ou seja, em período superior a um ano, ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante;


b)Investimentos: É composto de contas que não se destinam especificamente à manutenção das atividades operacionais da empresa. Exemplos: compra de ações de outras empresas, obras de arte, terrenos e imóveis para futura utilização etc;


c) Imobilizado: Bens palpáveis destinados à manutenção da atividade principal da empresa e as decorrentes de operações que transfiram à empresa os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DRE e Balanço Patrimonial
  • DRE E BALANÇO PATRIMONIAL
  • Atividades de Balanço Patrimonial e DRE
  • Abordando o balanço patrimonial e a dre
  • Balanço patrimonial, dre e dfc
  • Balanço patrimonial e dre
  • Balanço patrimonial, dre , are
  • CONTABILIDADE – DRE E BALANÇO PATRIMONIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!