Balanço hídrico londrina/pr

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Roteiro para elaboração de Gráficos da variabilidade temporal das chuvas em Londrina (PR)

Exercício 1

1) No arquivo Excel “DADOS_LDA_ALUNOS”, na planilha “prec mensal”, na linha 38 coluna A escrever: Médias mensais;
2) Na linha 38, coluna B, calcular as médias mensais selecionando o intervalo de dados correspondente a linha 6 até a linha 37 da coluna B;
3) No menu superioraonde consta “autosoma”, abrir as opções e escolher “média”.
4) Clicar na linha 38, coluna B, onde foi calculada a média, selecionar essa célula e com o cursor em formato de cruz arrastar até a coluna M. Serão calculada todas as médias mensais do período.

PARA GERAR GRÁFICO DA PLUVIOSIDADE MÉDIA MENSAL DE LONDRINA NO PERÍODO DE 1979 A 2010:
1) Com o cursor em formato de cruz “gorda”,selecionar o intervalo de dados da linha 38, da coluna B até a coluna M, clicar em inserir, gráfico tipo coluna, clicar na primeira opção de gráfico.
2) É necessário fazer correções no gráfico elaborado. Para tanto, clicar com o botão da esquerda do mouse no eixo horizontal do gráfico. Depois clicar com o botão da direita do mouse sobre a linha do eixo selecionado e clicar na opção “selecionardados”, “editar”, selecionar a linha 5 coluna A até M. Serão inseridos os nomes dos meses no gráfico.
3) Inserir o título do gráfico clicando em “Layout”, “título do gráfico”, escolher a opção “acima do gráfico”. Inserir o título e depois melhorar a apresentação do gráfico.
4) Clicar na opção “Layout” , “títulos dos eixos”, escolher a opção “título do eixo vertical principal”, “título girado”e escrever o título “ Precipitação (mm)”.

Exercício 2
1) Na planilha “prec mensal”, na coluna N, linha 5, inserir o título “Totais Anuais”
2) Calcular os totais anuais selecionando os dados da linha 6, da coluna B até a M, depois clicar no menu superiro onde consta “autosoma”.
3) Clicar na linha 6, coluna N, onde foi calculado o total anual, selecionar essa célula e com o cursorem formato de cruz, arrastar até a linha 37. Serão calculados todos os totais anuais do período.
4) Inserir uma nova planilha. Renomear essa nova planilha com o nome “Prec total”. Copiar as linhas 1 e 3 da planilha “prec mensal” e colar na linha 1 da planilha “ Prec total”.
5) Na linha 4, coluna A, escrever “Anos”. Na linha 4, coluna B, escrever “Total pluviométrico”. Inserir os anos (1979a 2010) escrevendo “1979” na linha 5, coluna A, “1980” na linha 6, coluna A. Selecionar as linhas 5 e 6, coluna A e depois, com o cursor em formato de cruz, arrastar até a linha 36. Serão inseridos todos os anos.
6) Na planilha “ prec mensal” selecionar os dados calculados na coluna N, linha 6 a 37, copiar os dados.
7) Na planilha nova clicar na linha 5, coluna B, “copiar especial”,“valores”.
8) Na linha 37, coluna B, calcular a média do período. Copiar o valor e inserir esse valor na coluna C e repeti-lo valor nas linhas 5 a 36.

PARA GERAR O GRÁFICO DA PLUVIOSIDADE TOTAL ANUAL DE LONDRINA
1) Selecionar o Intervalo de dados da Coluna B, linha 5 a 37 e inserir gráfico “tipo linha”, escolher a primeira opção;
2) É necessário fazer correções no gráfico elaborado. Paratanto, clicar com o botão da esquerda do mouse sobre a linha correspondente aos valores das preciptações e escolher a opção “alterar tipo de gráfico”. Escolher “tipo coluna”.
3) Depois, clicar com o botão da direita do mouse sobre a linha correspondente ao valor da média (linha reta) e escolher “formatar série de dados”, alterar estilo da linha para “tracejada” e “nenhum marcador”.
4)Selecionar o eixo horizontal do gráfico. Clicar com o botão da direita do mouse sobre o eixo selecionado e clicar na opção “selecionar dados”, “editar”, selecionar os anos que constam na coluna A, linha 5 a 36
5) Inserir o título do gráfico clicando em “layout”, “títulos do gráfico”, escolher a opção “acima do gráfico”. Inserir o título e depois melhorar a apresentação do gráfico.
6) Clicar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço hidrico
  • Balanço Hídrico
  • Balanço hídrico
  • balanco hidrico
  • BALANÇO HIDRICO
  • Balanço hidrico
  • Balanço hidrico
  • Balanço hídrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!