Balanço eletrolítico em suínos nas fases de crescimento e terminação

Páginas: 14 (3258 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
 Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Agrárias











Iniciação à Pesquisa

















Montes Claros- MG
Dezembro de 2013
Universidade Federal de Minas Gerais
Instituto de Ciências Agrárias
Zootecnia









Balançoeletrolítico em suínos nas fases de crescimento e terminação



Orientador: Prof. Dr Bruno Silva

Revisão de literatura realizada pelo discente Filipe Martins Ferraz, apresentada como parte das exigências da disciplina de Iniciação à Pesquisa ministrada pela professora Cristina Nascimento.






Montes Claros- MG
Dezembro de 2013

RESUMO

As exigências nutricionais do suínos variammuito em função do peso, idade, sexo, genética e categoria em que esses animais se encontram. Sendo assim é de extrema importância a escolha dos ingredientes e a proporção em que cada um entra na ração, para proporcionar um melhor ganho de peso e rendimento de carcaça.
O intenso melhoramento genético fez com que as exigências nutricionais dos suínos mudassem e dessa forma fez com que essesanimais passassem a depositar mais tecido muscular do que gordura na carcaça.
Na literatura cientifica consta inúmeros trabalhos visando determinar as exigências proteicas, aminoacidicas e energéticas. Existem poucas pesquisas e informações relacionadas as exigências de micro minerais, principalmente referente a exigências de eletrólitos como o sódio, cloro e potássio. Estudos recentes mostram quea suplementação com esse eletrólitos melhora o desempenho zootécnico de suínos referente a ganho de peso, conversão alimentar, deposição de proteína, além de de regular diversas funções fisiológicas.

Palavras chave: Suplementação eletrolítica, ganho de peso, funções fisiológicas.
1. INTRODUÇÃO

As exigências nutricionais dos suínos variam de acordo com o potencial genético, aidade, o sexo, o peso e a fase produtiva em que os animais se encontram. A escolha dos ingredientes e a proporção com que cada um participa na ração dependem do balanceamento do nutriente desejado (Zardo & Lima, 1999).
As exigências nutricionais dos animais têm sido modificadas pelo intenso melhoramento genético, o que fez com que os suínos passassem a apresentar maior deposição de tecidomuscular em detrimento da deposição de gordura na carcaça. Constata-se, na literatura científica, um número expressivo de pesquisas visando determinar as exigências proteicas, aminoacídicas e energéticas para as linhagens geneticamente melhoradas (OLIVEIRA et al., 2009). Contudo, existem poucas informações relacionadas às exigências de microminerais, principalmente referentes às de eletrólitoscomo o sódio em dietas para suínos quando submetidos a temperaturas ambientais elevadas.
O balanço eletrolítico (BE) é definido como o equilíbrio iônico dos fluidos orgânicos que regulam o balanço ácido-básico para manutenção da homeostase orgânica. Os três principais íons envolvidos nos processos metabólicos são os cátions sódio (Na+) e potássio (K+) e o ânion cloro (Cl–), em razão de aabsorção desses íons ser superior à absorção dos demais (FERREIRA, 2005). Nesse sentido, os eletrólitos da dieta exercem influência no equilíbrio ácido-básico e, consequentemente, afetam processos metabólicos relacionados ao crescimento, à resistência a doenças, à sobrevivência ao estresse e aos parâmetros de desempenho (VIEITES et al., 2005).
Por sua vez, o balanço eletrolítico das dietas podeafetar o consumo voluntário, o crescimento, a qualidade óssea, a resposta ao estresse térmico e causar problemas metabólicos, assim como influenciar o metabolismo de nutrientes essenciais ao desenvolvimento normal dos animais (PATIENCE, 1990). Dietas contendo adequado balanço eletrolítico também podem reduzir a emissão de amônia e o pH dos dejetos e minimizar a excreção de nutrientes e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MANEJO NUTRICIONAL E ALIMENTAÇÃO NAS FASES DE RECRIA E TERMINAÇÃO DE SUÍNOS
  • Ambiência na instalação de suínos em crescimento e terminação criados sobre cama
  • REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DIMENSIONAMENTO DE INSTALÇÃO DE MÉDIO PORTE PARA SUÍNOS EM FASE DE TERMINAÇÃO
  • Enriquecimento proteico do bagaço do caju (anacardium occidentale l.) para uso na alimentação...
  • Crescimento e fases da vida humana
  • Fases do crescimento microbiano
  • As fases da criança durante seu crescimento
  • crescimento populacional e fases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!