Balanço de Pagamento

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Balanço de Pagamento

O início da contabilização do balanço de pagamentos no Brasil data de 1947, quando os levantamentos eram feitos pelo Banco do Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, essa tarefa é atribuição do Banco do Brasil que procede à contabilização a partir de dados primários originários de diversas fontes.
Desde o início dos levantamentos, as transações correntes dobalanço de pagamentos brasileiros têm sido predominantemente deficitárias, o que é considerado natural para economias pobres, que dependem de poupanças externa para se desenvolver. Entre 1947 e 2004, em apenas nove anos o Brasil apresentou superávit em transações correntes. Na maior parte do período, os déficits foram decorrência de saldo negativo na conta de serviços, pois a balança comercialmostrou predomínio de resultados positivos. A década de 1970 esta entre as exceções, pois nesse período o país acumulou déficits nos balanços comerciais e de serviços. A maior parte das dificuldades na balança dessa década resultou do brusco aumento dos gastos com importação em razão da crise do petróleo ocorrida em 1973.
Os registros das transações do balanço de pagamentos obedecem a ás regras dacontabilidade, ou seja, ao método das partículas dobradas, segundo o qual um débito em uma conta correspondente a um crédito em outra, e vice-versa. Nesse aspecto, há modificações em relações ás regras adotadas no passado. A principal diferença, introduzida pelo FMI (1993), na forma de contabilizar o balanço de pagamentos diz respeito à discriminação das receitas e despesas das transações correntes edos ingressos e saídas na conta capital e financeira, quando, no passado, apresentava-se somente o saldo das contas.
As contas do balanço de pagamento são divididas em dois grandes grupos: CONTAS OPERACIONAIS E CONTAS DE CAIXA. As contas operacionais correspondem aos fatos geradores de pagamentos e recebimentos de recursos. São as exportações, importações, fretes, seguros, transferênciaunilaterais, amortizações, investimentos etc. A lógica de sua contabilização pode ser assim resumida: sempre que a transação resultar em entrada de divisas para o país, é lançada a credito (+) e é lançada a debito (-) quando representar saída de divisas. Em outras palavras, quando a conta é operacional é lançada a crédito, corresponde a um aumento dos ativos ou a uma redução das obrigações do país paracom os nãos residentes. O débito na conta operacional significa perda de divisas ou aumento das obrigações do país.
As contas de caixa registram as variações das reservas internacionais (VR). Correspondem á contrapartida da contas operacionais, ou seja, são os próprios pagamentos e recebidos de recursos pelas exportações, importações, fretes etc. Por essa razão, o lançamento é inverso, ou seja, odébito (-) significa aumento e o crédito (+), redução das reservas. Em resumo o balanço de pagamento é um documento em que se registram as transações econômicos de um país com o resto do mundo (ou entre residentes e não residentes) durante determinado período. É dividido em vários grupos de contas, dos quais os principais são: transações correntes (TC) e movimentos de capitais (MK). Transaçõescorrentes são aquelas que produzem fluxos de bens reais, movimentando bens e serviços, além de juros, lucros e dividendos. Movimentos de capitais correspondem aos fluxos de moedas, crédito e títulos representativos de investimentos. Subdividem-se em conta capital e financeira (CK) e variação das reservas (VR).
O balanço de pagamento é o registro estatístico-contábil de todas as transações econômicasrealizadas entre os residentes de um país com os residentes dos demais países. Desse modo, estão registradas no balanço de pagamentos, por exemplo, todas as exportações e importações do período considerado: os fretes, os seguros, os empréstimos obtidos no exterior. Ou seja, toda as transações com mercadorias, serviços e capitais físicos e financeiros entre o país e o resto do mundo.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço de pagamentos
  • Balanço de Pagamentos
  • Balanço de pagamentos
  • balanço de pagamentos
  • balanço de pagamento
  • O balanço de pagamentos
  • BALANÇO DE PAGAMENTOS
  • Balanço de pagamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!