balanço de pagamento

Páginas: 10 (2295 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
Conceito de Custo Brasil
Para tudo que é produzido existe custo. Mesmo que seja oferecido supostamente de forma gratuita, haverá de ter um custo de produção associado à unidade produtiva. Visto de um plano mais amplo, numa abordagem macroeconômica, não é diferente quando se consideramos custos específicos à produção, em determinado país.
Isto porque, assim como existem custos inerentes adeterminada unidade produtiva, também ocorrem de modo específico para dado país, onde interferem variáveis, tais como: a carga tributária, política cambial, estabilidade da moeda, as opções de transporte, custo de mão-de-obra, oferta de matéria-prima e a infra-estrutura em geral, que interferem diretamente sobre a logística. Neste caso tem-se o denominado Custo País.
Este conceito deve ser pensadode modo comparativo, ou seja, em sentido relativo, visando comparar, a partir das condições oferecidas por cada país, expressas nas variáveis acima identificadas, onde se ficaria mais barato produzir determinado produto, o que interferirá diretamente na decisão de se fazer o investimento produtivo.
Se o custo de produção é importante, a oportunidade de reduzi-lo, ou buscar investir onde ele seapresente menor, permitindo melhor rentabilidade, ou até mesmo maior competitividade por conta da consequente possibilidade de redução do preço final, é uma decisão crucial para o investidor, afinal seu investimento ocorre no momento presente e o seu retorno é no futuro. Tentar reduzir os riscos relacionados à instabilidade das expectativas futuras é sempre sinônimo de prudência administrativa.
OBrasil, embora tenha claro destaque junto aos países emergentes, compondo com Rússia, Índia e China o bloco dos mais atraentes aos recursos presentes no mercado internacional, voltados à busca de oportunidades de investimento produtivo visando auferir os ganhos proporcionados pela taxa de lucro, tem como destaque negativo o diferencial de um alto custo país, em comparação às outras opções.Assim, embora tenhamos condições naturais e econômicas que nos beneficiam, tais como a abundância de matéria prima, um grande mercado consumidor interno, em que pesem suas limitações decorrentes da má distribuição de renda, também a favor, atualmente, pesa o controle da inflação e da taxa de câmbio, pontos historicamente vulneráveis na história brasileira.
Em sentido inverso, tem-se no Brasil gravesdeficiências em infra-estrutura, tais como a ausência de uma melhor malha ferroviária, a sub-utilização do potencial hidroviário,   rodovias sucateadas, associadas à opção logística pelo transporte rodoviário, portos super-utilizados, limitações quanto à produção e distribuição de energia, ou seja, problemas que implicam um acréscimo geral no custo em se produzir no Brasil.
Quanto este aspecto,foi muito discutido na década de 90 pelo BNDES, que previa que a possibilidade de crescimento seria prejudicada por conta de tais gargalos na infra-estrutura nacional, o que poderia ser evitado se fosse efetuado planejamento adequado seguido de medidas preventivas e não corretivas a esse respeito, que acabam por sobrecarregar os custos de manutenção do atual sistema sobre-utilizado. São problemasestruturais cuja solução demanda sólido planejamento, e não medidas paliativas.
Os problemas não param por aí. Por conta do grande endividamento do setor público, que torna o governo sempre num potencial tomador de créditos, demandando boa parte dos recursos disponíveis, o Brasil mantém uma das mais altas taxas de juros do mundo no que tange a gestão pública, e ainda mais potenciada com osspreads do setor financeiro privado. Tal característica contribui para uma atividade especulativa financeira perene, onde o ganho financeiro se sobressai em relação ao ganho produtivo.
No mais, acresce-se à alta carga tributária do país, próxima a 40%, que promove  grandes transferências de recursos ao setor público, Sem uma contrapartida adequada, produzida em serviços públicos em favor do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço de Pagamento
  • Balanço de pagamentos
  • Balanço de Pagamentos
  • Balanço de pagamentos
  • balanço de pagamentos
  • O balanço de pagamentos
  • BALANÇO DE PAGAMENTOS
  • Balanço de pagamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!