Balança comercial

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2011
Balança comercial

Balança comercial é o nome da conta do Balanço de pagamentos onde se registram os valores das importações e exportações entre os países. Trocando em miúdos é um termo econômicoque representa as importações e exportações de bens entre os países. Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávit na balança, e quando as importações são maiores que asexportações registra-se um déficit. Quando o saldo da balança comercial apresenta negativo, o governo para equilibrá-la tem que recorrer as reservas cambiais de dólares que o Estado tem em caixa ourecorrer a empréstimos de banqueiros do exterior, este é um fato gerador da dívida externa.
Existem pelo menos duas maneiras de se contabilizar o valor das exportações e importações. Existem asexportações e importações FOB (free on board), onde as despesas incluídas no valor das mercadorias são as incorridas até o embarque da mercadoria, e as exportações e importações CIF (cost, insurance andfreight), onde se inclui no valor das mercadorias, além do custo, o frete e o seguro do seu transporte até o destino. Para efeito de balanço de pagamentos, utilizam-se as exportações e importações FOB,já que as despesas com seguros e fretes estão incluídas na balança de serviços.
Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países)mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
Superávit
Superávit é quando a balança comercial apresenta saldo positivopois os valores em dólares das importações, foram menores do que os valores das exportações, ou seja, as exportações proporcionaram maior entrada de dinheiro no pais, (exceto dinheiro de especulações),neste caso, diz-se Balança comercial é favorável.
Déficit
Déficit é quando um país tem um saldo negativo na balança comercial.
Dívida interna
A divida interna é a dívida contraída em moeda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balança comercial
  • Balança Comercial
  • balança comercial
  • Balança Comercial
  • Balança comercial
  • balança comercial
  • Balança Comercial
  • Balança comercial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!