Balança comercial

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
[pic]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS















BALANÇA COMERCIAL






















SÃO PAULO – MAIO 2012



CIÊNCIAS CONTÁBEIS













Balança comercial















Trabalho de avaliação continuada do curso de Ciências Contábeis da Instituição FMU sob orientação da professora docurso de economia: MS.






SÃO PAULO - MAIO 2012








SUMÁRIO

Pag.

Introdução............................................................................................... 03




Balança comercial, Superávit eDéficit................................................. 04




Exportações e Importações ................................................................... 05




A Evolução da Balança Comercial brasileira nas exportações e importações, produtos e países, no período de 2010 até fev. 2012....................................06

Conclusão.................................................................................................14




Bibliografia................................................................................................15




































Introdução



Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. 

Dizemosque a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. 

A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.Balança comercial




A Balança comercial resulta da agregação da balança de bens e da balança de serviços. A balança comercial registra, portanto, as importações e as exportações de bens e serviços entre os países.

Quando as exportações são maiores que as importações registra-se um superávit na balança, e quando as importações sãomaiores que as exportações registra-se um déficit.




Superávit

Em Contabilidade, superávit é o nome genérico que se dá a uma conta de balanços de entidades sem finalidades econômicas (Direito Privado) ou da Administração pública, que em geral corresponde ao da conta Lucro do exercício, dos Balanços empresariais privados. Em Administração, superávit pode ser o excedenteresultante da execução orçamentária que aferiu mais ganhos do que gastos.




Déficit

Déficit é um termo da contabilidade  que se caracteriza por um saldo negativo. Em um orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas. Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário. Na balança de pagamentos, o déficit da balançacomercial ocorre quando o valor total das importações supera o das exportações.

Exportações

 As exportações são os bens e serviços que são produzidos em cada país e, em seguida, são vendidos e enviados a clientes de outros países, ou seja, é à saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem.




Importações




 As importações dizem respeitoaos gastos que as pessoas, governo, empresas de um país ou entidades que não se encaixem nestas definições têm para obter bens e serviços (alimentos, combustíveis, minérios, veículos, equipamentos, etc.) produzidos em outros países e que são trazidos daqueles países. Ou seja, a quantidade de bens e serviços que são produzidos no exterior e adquiridos pelas pessoas, empresas e governo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balança comercial
  • Balança Comercial
  • balança comercial
  • Balança Comercial
  • Balança comercial
  • balança comercial
  • Balança Comercial
  • Balança comercial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!