Balança com bioimpedância

Páginas: 19 (4655 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
BALANÇA COM BIOINPEDÂNCIA

Os modelos de balanças mais sofisticados, através da bioimpedância, conseguem medir, além do peso, a quantidade de gordura corporal, água corporal, massa muscular, etc.

A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento ou manutenção do peso para a prevenção de diversos distúrbios como infarto do miocárdio, hipertensãoarterial e diabetes, além de servir como um parâmetro fundamental no acompanhamento do desempenho de atletas de elite.
Em épocas de culto ao corpo e à saúde, um novo aliado ganha cada vez mais espaço em academias e consultórios médicos: abioimpedância. Apesar do nome estranho, esta avaliação está longe de ser complicada. É um método utilizado para avaliar o metabolismo e os percentuais de gordurasboas e ruins.
Considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal, a bioimpedância possibilita medir ospercentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Isso é possível através de dois pares de eletrodos adesivos que são colocados na mão e no pé direito do examinado, que permitem que uma corrente elétricade baixíssima intensidade e imperceptível passe pelo corpo.
A bioimpedância, também chamada de biorresistência é a palavra científica usada para descrever a capacidade do organismo de resistir (atrasar) a passagem de uma corrente elétrica. O tecido gordo, tecido magro e a água resistem ou atrasam esta passagem de formas diferentes.
O analisador de composição corporal mede a passagem de sinaiselétricos quando estes sinais passam pela gordura, tecido magro e água. Quando estes aspectos variam, também variam os sinais, dando uma medida confiável e precisa da quantidade de cada um destes componentes que formam seu peso total.
Para entender um pouco melhor, o corpo é composto por massa livre de gordura (magra), gordura e água. A soma destes valores dá o total de seu peso corporal, (a massalivre de gordura inclui músculos, ossos, órgãos vitais, e etc.) e tanto o tecido gordo quanto o magro contém água.
Exemplificando
Para um mesmo volume de gordura e massa magra, o tecido magro é mais pesado. Em outras palavras, uma taça de tecido magro pesa mais que uma taça de gordura. Isto ajuda a explicar porque muita gente alcança um peso e depois não consegue baixar, mesmo com dieta eexercícios físicos. Eles continuam perdendo gordura, mas paralelamente incrementam sua massa e assim não se pode observar variação no peso corporal total. Os resultados reais sem dúvida são, um corpo mais saudável, perda de cm, uma figura mais esbelta, um possível incremento no gasto metabólico e um melhor estado nutricional.
Para ter um corpo saudável, é extremamente importante uma proporção adequadade tecido magro e gordo. Por exemplo, o seu corpo deve ter aproximadamente 79% de tecido magro e 21% de tecido gordo.
Outro exemplo: você decide emagrecer 4kg. É importante saber que você vai perder gordura e não tecido magro, que é muito importante para sua saúde e para um correto funcionamento de seu metabolismo. Nenhuma balança comum pode provar esta informação vital, mas sim a ciência dabioimpedância.
O exame é totalmente indolor e necessita de mínimo preparo prévio. Não é indicado para gestantes e portadores de marca passo. Com o exame é possível avaliar massa gorda (% de gordura e gordura corporal em Kg); massa magra (músculos, ossos e vísceras) e água corporal total (litros e % de água na massa magra).
Preparação para o Exame de Bioimpedância:
- Ingerir, no mínimo, 2 litros deágua no dia anterior ao exame;
- Não fazer exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que o antecedem;
- Não tomar bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que o antecedem;
- Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao exame;
- Para as mulheres: não estar no período menstrual ou pré-menstrual no dia do exame.
A Bioimpedância permite:
- Monitorar o ganho ou perda de massa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioimpedancia
  • Bioimpedância
  • Bioimpedancia
  • balança
  • balança
  • Balança
  • balança
  • Balanças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!