Balaça

Páginas: 35 (8501 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Como já foi referido anteriormente o tema em abordagem é: Integração e desenvolvimento de recursos humanos (formação de pessoal).
Neste tema abordaremos questões relacionadas directa e indirectamente com os recursos humanos (pessoas).
Esse tema surgi na necessidade de se encontrar pessoas capazes e de promover ou ajudar as pessoas (funcionários) no desenvolvimento da suashabilidades técnicas e profissionais, dai falarmos também de formação de pessoal.
Consoante o tema, abordaremos algumas questões que tem alguma relevância no que concerne a integração e desenvolvimento de recursos humanos, como¬¬:
Qual é a importância de integração de recursos humanos?
O que é a integração de recursos humano?
O que é o desenvolvimento de recursos humanos?
O que é o programa deintegração?
O que é o Conceito de Gestão de Recursos humanos?
Qual é o objectivo da integração de recursos humano?
Para isso a gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções e actividades que podem ser sintetizadas no seguinte:
- Planeamento de recursos humanos;
- Recrutamento e selecção;
- Integração dos recursos humanos;
- Análise e descrição de funções;
- Avaliação dedesempenho;
- Remunerações e incentivos;
- Higiene e segurança no trabalho;
- Formação profissional e desenvolvimento pessoal;
- Análise, controlo e auditoria de recursos humanos.

Conceitos
A integração é a inclusão de um individuo numa sociedade ou num determinado grupo.
Desenvolvimento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem par o seu crescimentoprofissional em determinada carreira na empresa, ou para que se tornem mais eficiente e productivo no seu cargo.
Recursos humanos é o conjunto de indivíduos que compõem a força de trabalho de uma organização, sector empresarial ou uma economia (pessoas).
Formação de pessoal é um processo contínuo que ajuda os trabalhadores a alcançar um elevado desempenho desde o seu primeiro dia de trabalho.Formação profissional é a educação profissional que prepara o homem para uma profissão.
Integrar gente nova ao trabalho é uma actividade que requer cuidado e sensibilidade. Nas organizações, é comum se pensar que o processo de recrutamento e selecção termina com a assinatura do contrato de trabalho pelo novo empregado no órgão de pessoal.
A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais daorganização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores, definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração dos colaboradores.
O Planeamento de Recursos Humanos consiste em determinar aquilo que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à prossecução dos objectivos organizacionais.Recrutamento: corresponde a um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização.
Selecção: É a fase que se segue ao recrutamento e corresponde à escolha das pessoas conforme as necessidades da organização e as aspirações das próprias pessoas.
Avaliação de Desempenho: é após que o exercício dafunção para a qual o funcionário foi seleccionado, torna-se necessária a avaliação do desempenho.
Higiene do trabalho: entende-se o conjunto de normas e procedimentos que visam a protecção da integridade física e mental do trabalhador.
A segurança no trabalho: é, por seu lado, o conjunto de medidas técnicas destinadas a prevenir acidentes.

















Visão Geral
O termo,na prática
Na visão da empresa, os funcionários são vistos como ativos para a empresa, cujo valor é reforçada pelo desenvolvimento. ssim, as empresas vão se envolver em uma barragem de gestão de recursos humanos práticas para capitalizar sobre esses ativos.
No governo de recursos humanos, três grandes tendências são normalmente considerados:
1. Demografia : as características de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!