baixa e media tensão

Páginas: 9 (2038 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
Lista de exercício parte Planejamento e organização da Manutenção Parte 1

1) Comente sobre o novo conceito de organização da manutenção:
R: Uma mudança no perfil estrutural das empresas dentro de um nítido enfoque no que está conceituado acima, traduzido por modificações na relação de empregados de cada área, bem como no perfil funcional. Outros aspectos que vêm motivando essas mudanças sãoa forte automação do processo produtivo, que leva à redução de operadores, e as modificações do perfil funcional causadas por ações como o TPM e a Polivalência. Por outro lado, haverá a tendência de aumento relativo de mantenedores, além de sua maior especialização, decorrente do aumento de hardware.
Nota-se também uma maior participação do pessoal contratado, no efetivo total de manutenção, emfunção do desenvolvimento das formas de contratação e de empresas voltadas para a atividade. Outra tendência que se verifica é ter equipes mais enxutas formadas com pessoal de maior grau de qualificação.

2) Que medida para corrigir as deficiências existentes na qualificação da mão de obra de manutenção foi tomada pelo governo através do Programa Nacional de Qualificação e Certificação de Mão deObra de Manutenção?
R: Foi a criação dos CEQUAL – Centro de Qualificação de Mão de Obra de Manutenção, que funcionam na grande maioria, no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – em parceria com a ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção.

3) Por que antigamente os gerentes de manutenção achavam que a manutenção era “apenas” um Centro de Custo?
R: Devido se achar que nãohavia meios de controlar os custos de manutenção, que a manutenção em si tinha um custo muito alto, os custos de manutenção oneravam e muito o produto final.

4) Quais são os indicadores comumente utilizados para analisar o custo de manutenção em nível empresarial macro? Explique-os detalhadamente:
R: São:
O custo de manutenção em relação ao faturamento bruto - É o indicador macro mais utilizadono Brasil. O faturamento bruto é o valor global do qual ainda não foram descontadas as taxas e os impostos pertinentes.
O custo de manutenção em relação ao valor patrimonial ou patrimônio imobilizado das empresas -- É equivalente ao indicador largamente utilizado nos Estados Unidos, conhecido como custo de manutenção em relação ao PRV (Plant Replacement Value) ou ERV (Estimated Replacement Value)ou ainda RAV (Replacement Asset Value).

5) De que são compostos os custos de manutenção?
R: É composto basicamente por: -- Custo da mão de obra própria; – Custos de serviços terceiros e Custo de material.

6) O que está incluído no custo do Serviço de Terceiros?
R: Contratação de empresas para prestação de serviço de manutenção na planta do contratante; -- Serviços de recuperação depeças, balanceamento, cromagem, etc., prestados por empresas externas e Contratação de serviços de consultoria, de assessoria, de planejamento e administrativos.




7) Observe o gráfico abaixo:



Ele mostra a evolução dos itens que compõem os custos de manutenção no Brasil no período 1995/2011 (Documento Nacional Abraman). Determine os percentuais de cada item que compõe o custo demanutenção, nos anos de 1995 e 2011. Houve alguma mudança significativa nestes percentuais?
1995 – Pessoal Próprio = 35% / Serv. Contratados = 58% / Material = 91%.
2011 – Pessoal Próprio = 32% / Serv. Contratados = 59% / Material = 92%.
Ocorreu uma mudança pouco significativa durante esse período todo.

8) Cite um setor da indústria em que os custos de materiais sejam significativos:
R: No setor demineração.

9) Como podem ser classificados os custos de manutenção, para fins de controle? Explique cada um detalhadamente:
R: Podem ser classificados como:
Custos diretos - São aqueles necessários para manter os equipamentos em operação. Neles se incluem: Manutenção Preventiva, inspeções regulares, Manutenção Preditiva, Manutenção Detectiva, custo de reparos ou revisões e Manutenção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Baixa tensão
  • Sistema de proteção contra arco voltaico em painéis de média e baixa tensão
  • Fonte de alimentação de Baixa tensão
  • RIC Baixa Tensão
  • tecnologia de baixa tensao
  • Entrada consumidora de baixa tensão
  • Ibt
  • Disjuntores de baixa tensão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!