Bairro Alto Historia Arquitectura2

2823 palavras 12 páginas
Universidade Autónoma de Lisboa
Departamento de Arquitectura
Trabalho Semestral
A expansão urbana da cidade extra-muralhas:
O Bairro Alto

Discente: Mauro Reis de Jesus
Docente: Dr. José Monterroso

2012

Sumário
1. A emergência do paço da Ribeira manuelino e a indução do crescimento na zona ribeirinha a poente e a nascente
2. Os pólos referenciadores das chagas e de Stªcatarina: caracterização demográfica 3. A demarcação territorial e o emparcelamento : a vila nova de Andrade – o Bairro
Alto de baixo e de cima
4. A construção de S.Roque no contexto da instalação da Companhia de Jesus em
Portugal – impactes
5. O urbanismo de matriz regular e as tipologias arquitectónicas; a dimensão vernácula. A figura de Baltazar de Álvares
6. Bibliografia

Introdução
Neste trabalho temos como objectivo explicar a história do Bairro Alto, sendo que este resulta da crise quatrocentista e da incapacidade de resposta as vastas transformações económicas e sociais, respostas estas que se verificam essencialmente a partir da 2ª metade do século XV.
A partir do século XIII tornando-se Lisboa a capital do reino, mais especificamente em 1256, o Castelo de S.Jorge, residência da família Real, o Paço Real chamado de Paço de Alcáçova alem de palácio de bispos e fortificação militar recebe as casas dos nobres da Corte. No dealbar do séc. XVI, em 1503, o rei D. Manuel I transferiu a sua residência Real e a Corte, do Castelo para a zona ribeirinha da cidade, para a actual Praça do Comércio, Terreiro do Paço, outrora chamada de
Paço da Ribeira uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos.
Desenvolvimento
A Ribeira de Lisboa era o local onde funcionavam os principais estaleiros portugueses quando o novo paço foi erguido sobre as tercenas de Lisboa, construído literalmente sobre os mais importantes armazéns do reino, que D.
Manuel I determinou deslocar para

Relacionados

  • Arquitetura E Arte No Brasil Colonial
    79178 palavras | 317 páginas