baialada

317 palavras 2 páginas
Assuntos: Balaiada, Cabanagem, Guerra dos Farrapos e Sabinada.
8º ano

Introdução

O Período regencial brasileiro (1831-1840) foi o intervalo político entre os mandatos imperiais da FamíliaImperial Brasileira, pois quando o Imperador Pedro I abdicou de seu trono, o herdeiro D. Pedro II não tinha idade suficiente para assumir o cargo. Devido à natureza do período e das revoltas e problemasinternos, o período regencial foi um dos momentos mais conturbados do Império Brasileiro. .

As revoltas no período regencial ocorreram basicamente por dois motivos: máscondições de vida de grande parte da população (mais pobre) e a vontade das elites locais em aumentar seu poder e serem atendidas pelo governo.

Balaiada

No início do século XIX, a população maranhenseera composta de escravos e de sertanejos miseráveis, enquanto o poder estava nas mãos de proprietários rurais e comerciantes.Tudo isso fez com que a revolta e a insatisfação popular se agravasse,principalmente depois que políticos conservadores tentaram aumentar os poderes dos prefeitos.A revolta popular transformou-se em um movimento que foi capaz de mobilizar a classe marginalizada dasociedade.
O início da revolta foi no dia 13 de dezembro de 1838, quando um grupo de vaqueiros liderados por Raimundo Gomes invadiu a cadeia local para libertar alguns companheiros que tinham sido presos.Com o sucesso da invasão e ajudados pela Guarda Nacional os vaqueiros tomaram conta do lugarejo.A Balaiada representou a luta popular contra as desigualdades e injustiças da sociedade da época(sociedade escravista).Toda essa insatisfação e revolta uniram cada vez mais a classe marginalizada da sociedade.A balaiada teve sua origem no confronto entre duas facções: cabanos (conservadores) e bem-te-vis(liberais). Os membros destes dois partidos pertenciam à classe alta do Maranhão. Até 1837, o Maranhão foi governado pelos liberais (bem-te-vis); porém, com a ascensão de Araújo Lima como regente...

Relacionados