bahiatwo

483 palavras 2 páginas
O Esporte Clube Bahia é um clube desportivo brasileiro de futebol da cidade de Salvador, na Bahia.
Foi fundado em janeiro de 1931 por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e a Associação Atlética da Bahia, agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920.
O Tricolor da Boa Terra tornou-se um dos clubes mais populares do estado e do Norte-Nordeste do país, detendo a maior torcida dentre os clubes da região. Na Bahia, cerca de 22% dos torcedores torcem pelo Bahia, contra 17% do rival Vitória.
Foi o primeiro clube a conquistar um competição nacional, a Taça Brasil de1959, contra o Santos, torneio criado para apontar o representante brasileiro na recém-criada Taça Libertadores da América.nota 1 Portanto, o clube também foi o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição da Libertadores, em 1960.nota 2 Em 1988, o tricolor baiano conquistou seu segundo título brasileiro, desta vez derrotando oInternacional. Com tais títulos, o Bahia é o único clube do Nordeste a deter dois títulos nacionais legítimos. O clube também soma 2 Copas do Nordeste e 45 Campeonatos Baianos, sendo o segundo maior vencedor de torneios estaduais no Brasil, perdendo apenas para o ABC de Natal.
Tem como suas cores oficiais o azul, o branco e o vermelho, em homenagem a bandeira do seu estado de origem. Estado, inclusive, que é lembrado no nome do clube, nas cores, no escudo, na bandeira e, também, nas arquibancadas. O tricolor mandava seus jogos no Campo da Graça, até a inauguração da Fonte Nova, que em 2007 foi interditada, em 2011demolida para reforma e, desde 2013, já como Arena Fonte Nova, é a casa do Tricolor de Aço. No período da ausência dela, o Bahia mandou seus jogos no Estádio de Pituaçu, casa que, na ausência da Arena, sempre abriga bem o tricolor, fato que confere a ele enorme simpatia da torcida.
Seu maior rival é o Esporte Clube Vitória com quem protagoniza o clássico conhecido como Ba-Vi, clássico que o Bahia detém uma

Relacionados