bahia

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
É importante ter em mente que uma redação clara e objetiva da introdução é um fator primordial para motivar o leitor. Uma introdução que não motive à leitura pode ser a única parte lida do texto propriamente dito.
DESENVOLVIMENTO. O desenvolvimento é o corpo do trabalho, devendo estar nele contemplada a essência do que foi realizado no desenrolar de uma pesquisa. Ele deve seguir critériosadequados ao assunto abordado. A explanação tem de ser lógica para que o leitor não se perca com explicações desnecessárias.
Fica bastante facilitada a redação do desenvolvimento do trabalho quando houver um plano de ação adequado. A elaboração de um bom planejamento facilita distinguir o principal, do acessório; o mais importante, do menos importante.
O planejamento não é único e absoluto. Muitosplanejamentos são refeitos por várias vezes em função do aprofundamento no assunto tratado. E salutar que ele seja refeito tantas vezes quantas forem necessárias. Isso indica aprofundamento das ideias e maturidade por parte de quem pesquisa. De forma geral, o plano definitivo só ficará pronto próximo do término da investigação.
Independentemente da linha de desenvolvimento a adotar, é importanteler em mente que um dos principais requisitos para que tenhamos um trabalho bem elaborado é o esforço exercido. Portanto, devemos seguir um método, mas, acima de tudo, devemos dedicar o maior esforço possível ao desenvolvimento do assunto, pois nele estará contida a substância fundamental do trabalho.
CONCLUSÃO. Qualquer trabalho realizado sob a forma de uma pesquisa deve apresentar uma conclusão.Ela finaliza, arremata, dá um ponto final ao estudo. E a apresentação das respostas aos temas levantados no início do trabalho.
REFERÊNCIAS. As referências, normalmente apresentadas depois da conclusão, são a relação completa da documentação utilizada no trabalho. Deste item devem constar as obras efetivamente consultadas, para que o leitor que tiver interesse possa reconstituir o trabalho ouaprofundar os seus conhecimentos naquele assunto.
OUTRAS PARTES COMPONENTES DO TRABALHO
Em trabalhos de maior extensão, outras partes poderão compor a estrutura geral, ficando a cargo do autor n decisão da sua inclusão ou não. As principais são: capa, folha de rosto, agradecimento(s), prefácio, resumo, sumário, lista de símbolos, abreviaturas e siglas, apêndice, índice remissivo e contracapa.CAPA. É a proteção do trabalho, devendo ser de material resistente; deve conter as mesmas informações da folha de rosto.
FOLHA DE ROSTO. E a primeira página do trabalho, devendo conter, basicamente, as informações que identifiquem o título, o autor e o local.
AGRADECIMENTO(S). E comum o autor desejar agradecer formalmente àqueles que de alguma forma o ajudaram no desenvolvimento dos trabalhos,e este é o local mais adequado para isso; deve ser um texto curto e objetivo.
PREFÁCIO. O prefácio algumas vezes é confundido com a introdução. A introdução diz respeito diretamente ao assunto, enquanto o prefácio se ocupa do trabalho em si, informando sua origem, suas características e finalidades, as intenções do autor e as dificuldades encontradas nas diferentes fases de elaboração.
Noprefácio, podemos indicar a qual público nos dirigimos em compararmos as pesquisas do trabalho em pauta com outras já realizadas. Podemos agradecer, também, às pessoas que de alguma forma auxiliaram nos trabalhos. É comum que um convidado especial prefacie o trabalho.
RESUMO. O resumo consiste de um texto curto - normalmente entre duzentas (200) e quinhentas (500) palavras - que descrevesucintamente o trabalho, apresentando, por exemplo, objetivos, linha teórica e principais conclusões. Para maiores informações a respeito desse assunto, sugerimos consultar a NBR-6028.
SUMÁRIO. Contém as principais divisões do trabalhar, tais como: títulos dos capítulos, itens e subitens – sequenciados como aparecem no texto.
LISTA DE SÍMBOLOS, ABREVIATURAS E SIGLAS. Em textos técnicos e teses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bahia
  • A Bahia
  • Bahia
  • Bahia
  • Bahia
  • Bahia
  • Bahia
  • BAHIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!