Bahia Barasil

459 palavras 2 páginas
O que é Sustentabilidade:
Sustentabilidade é dar suporte a alguma condição, em algo ou alguém, é a condição para um processo ou tarefa existir. Atualmente, o termo é utilizado para designar o bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas etc.
Durante muito tempo, palavras como sustentabilidade, ecologia, emissão de poluentes e tratamento de resíduos eram quase que exclusivamente reservadas para os iniciados em ações de defesa do meio ambiente ou pessoas que trabalhassem diretamente em áreas que atuassem nesse nicho. Para muitas empresas, falar em sustentabilidade e em preservação ambiental era, automaticamente, ser tachado como “eco chato” e ser relegado ao ostracismo.
Mas, de alguns anos para cá; com a ocorrência cada vez mais freqüente de graves problemas ligados ao clima e provocados, sem qualquer sombra de dúvidas, pela atuação nefasta do ser humano sobre o planeta em que vive.
A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modelo que incentiva processos que permitem a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.
É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional,3 chamando a atenção internacional especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem.

Relacionados

  • Ecossistemas ameaçados
    2325 palavras | 10 páginas
  • Engenheiro Ambiental
    11465 palavras | 46 páginas