Bahaviorismo, id ego superego

1042 palavras 5 páginas
psiPsicologia do Consumidor
-Behaviorismo: as respostas são socialmente condicionadas, e, portanto, todo o comportamento é fruto de um processo de aprendizagem. Para além disto, a teoria Behaviorista estuda o problema do talento, tendência e traços mentais hereditários, que usualmente são considerados comportamentos instintivos, mas que os defensores desta teoria declaram como aprendidos, negando o papel da hereditariedade. Tem ainda uma visão radical acerca das emoções, determinando que são apenas respostas corporais a estímulos específicos. A única fonte do comportamento humano é o comportamento observável. O que está em estudo é tudo o que é observável.

-Condicionamento clássico (PAVLOV): Os reflexos condicionados formam novas conexões sinápticas inicialmente temporárias e a seguir duradouras, pois são reflexos "aprendidos" e podem ser exictadores ou inibidores. Sua função é preditiva, ou seja, serve para antecipar a resposta de prazer (recompensa) ou mesmo advertir sobre um possível perigo (punição).
Para obter-se um condicionamento efetivo é preciso que o estímulo condicionado (EC) preceda o estímulo incondicionado (EI), que não coexistam estímulos externos inibidores e que haja repetição periódica do condicionamento. Extinções ocorrem quando EC é apresentado sem o EI até que este desfaça a associação. Cachorros naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não-condicionado (comida) e a resposta não-condicionada (salivação) de reflexo não-condicionado.
Todavia, ele previu que se um estímulo particular sonoro estivesse presente para os cães quando estes fossem apresentados à comida, então esse estímulo pode se tornar associado com a comida, causando a salivação; anteriormente o estímulo sonoro era um estímulo neutro, visto que não estava associado com a apresentação da comida. A partir do momento em que há o pareamento de estimulações (entre som e comida), o estímulo deixa de ser neutro e passa a ser condicionado.

Relacionados

  • Trabalo dirigido av2
    4351 palavras | 18 páginas
  • Psicanálise: Os Antecedentes
    4572 palavras | 19 páginas
  • psicologia
    46549 palavras | 187 páginas
  • Psicologia Transpessoal Livro Texto
    67456 palavras | 270 páginas