Bagaçose

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2014
Curso: Qualificação Industrial
Módulo: Gestão Segurança do Trabalho







BAGAÇOSE
Poeira proveniente do bagaço da cana-de-açúcar provoca doença respiratória epode levar à morte.








Recife/PE
Os perigos da Bagaçose
Apesar da falta de dados estatísticos sabe-se que a doença já provocou a morte de inúmeros trabalhadoresdo setor.

Bagaçose é uma pneumoconiose que ocorre em com trabalhadores que lidam com resíduos secos de cana-de-açúcar (ou bagaço), e é causada pelas fibras da cana esmagadaque são assimiladas pelo sistema respiratório, provoca doença respiratória e pode levar à morte.
O primeiro relato da bagaçose como doença ocupacional data de 1941,mostrando que se trata de uma descoberta recente comparada à silicose, bissinose e outros problemas respiratórios. Dados de 1958 mostram que quatro trabalhadores morreram em um grupode 53 pacientes diagnosticados com essa doença, enquanto que em 1969 uma revisão de literatura sobre a matéria apontou 600 casos, sendo 500 de Louisiana (EUA), onde seconcentra a segunda maior produção norte americana de cana-de-açúcar.
Medidas de Controle

   Proteção Respiratória - O uso de EPI's, máscaras contra pó é sempre uma medidacomplementar recomendável, desde que adequadamente recomendada e aprovada para partículas inferiores a 0.3m de diâmetro aerodinâmico.
   Treinamento - É uma regra prioritária naadoção de medidas de controle. Trabalhadores bem informados e conscientes dos riscos existentes nos locais de trabalho são os que apresentam menor índice de acidentes e doençasocupacionais.
   Maquinas de transporte - De preferência devem estar equipadas com cabines e ar-condicionado, assim o operador não será afetado com as partículas do bagaço.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagacose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • DOENÇAS BAGAÇOSE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!