Bagaçose

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
O açúcar é um importante nutriente de fundamental importância a saúde.
Do ponto de vista industrial o açúcar é produzido pelo processamento da beterraba, algumas frutas e mais comumente da cana de açúcar. Originada da china ,índia e nova guine. Atualmente cerca de 127 países cultivam a cana de açúcar e o Brasil e o líder dos produtores. Estima-se que existem cerca de 1 milhão detrabalhadores envolvidos nessa atividade. Os números mostram uma atividade agroindustrial geradora de grande riqueza para o país, porem apresenta também suas deficiências na forma de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. As doenças respiratórias de origem ocupacional tendem a ser ignoradas na medida que os sintomas se confundem com enfermidades comum, tais como: asma, bronquite, pneumonia. Acaracterização dos riscos ambientais que agridem as vias respiratórias requerem estudos ambientais apurados e equipamentos sofisticados além de pessoal técnico especializado.
Bagaçose tendo como nome cientifico, pneumoconiose que é causada pelas fibras da cana esmagada que são assimiladas pelo sistema respiratório. A deficiência de informações sobre a doença pode ser parcialmente atribuído abaixa produção de açúcar nos países ricos, onde se concentram os maiores centros de pesquisa do mundo, por outro lado os maiores produtores mundiais incluindo o Brasil, pouco tem evoluído na área da saúde ocupacional e em contra partida tem tido um notável desenvolvimento no avanço tecnológico sucroalcooleira Isso mostra uma histórica desvalorização do trabalhador rural. A bagaçose tem sido descritacomo uma pneumonia de hipersensibilidade.
Características: inflamações mononucleares dos brônquios e alvéolos, originada pela ação bacterial das endotoxinas.









BAGAÇOSE

Bagaçose é uma doença ocupacional que ocorre com trabalhadores que lidam com resíduos secos de cana de açúcar (ou bagaço). Trata-se de uma pneumonite de hipersensibilidade provocada por uma reação alérgica aosfungos, O principal agente aceito como causador da bagaçose é o fungo Thermophilico Acthomyceto é caracterizada por inflamações mononucleares dos brônquios e alvéolos, originada pela ação bacterial das endotoxinas. Por se tratar de uma reação alérgica, esta doença não se desenvolve em qualquer trabalhador exposto, pois depende da sensibilização do indivíduo ao alérgeno (agente causador daalergia). 
O primeiro relato da bagaçose como doença ocupacional foi na data de 1941, mostrando que se trata de uma descoberta recente comparada à silicose, bissinose e outros problemas respiratórios. Dados de 1958 mostram que quatro trabalhadores morreram em um grupo de 53 pacientes diagnosticados com essa doença, enquanto que em 1969 uma revisão de literatura sobre a matéria apontou 600 casos, sendo 500de Louisiana (EUA), onde se concentra a segunda maior produção norte americana de cana-de-açúcar.

MEIOS DE TRANSMISSÃO
Sobre as vias de entrada no organismo de agentes químicos e poeiras é importante considerar que, nos ambientes de trabalho, a via respiratória é a mais importante. É influenciada pelo modo de respirar do trabalhador, se pelo nariz ou pela boca e pelo tipo de atividade, uma vezque o trabalho mais pesado requer maior ventilação pulmonar.
Em repouso, uma pessoa respira, em média de 5 a 6 litros por minuto e ao realizar trabalho muito pesado passará a respirar de 30 a 50 litros por minuto. No caso das poeiras, o mecanismo de filtros existente no nariz é importante, podendo ocorrer uma diferença apreciável entre a quantidade de poeira inalada e depositada em diferentesregiões do aparelho respiratório, dependendo do tipo de respiração, se nasal ou oral. A respiração pela boca aumenta o depósito de poeira respirável na região alveolar, em relação à respiração pelo nariz. O grau de atividade física também tem grande influência, aumentando sensivelmente o depósito de poeira em todas as regiões do aparelho respiratório
CAUSAS
Muitos tipos de poeira podem causar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagacose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • DOENÇAS BAGAÇOSE
  • Doenças respiratória ocupacionais: bissimose, antracose, bagaçose, silicose e asbestose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!