Badm nton

521 palavras 3 páginas
Badmínton

Badminton é um jogo desportivo de raquetes praticado individualmente (singulares masculinos ou singulares femininos) ou a pares (masculinos, femininos ou mistos). É muito semelhante ao ténis e ao volei de praia. É praticado com raquete e uma peteca ou volante. O objetivo do jogo é fazer o volante tocar no campo adversário, fazendo-o passar por cima da rede, respeitando as regras e evitando que o mesmo caia no próprio campo.

Como jogar

O volante deve ser jogado usando a raquete;
O jogador não pode tocar mais do que uma vez no volante, devendo devolvê-lo directamente para o campo adversário;
Não é permitido tocar na rede;
Não é permitido invadir o campo adversário;

O jogo termina quando um dos jogadores ou dupla marca 21 pontos. Em alguns casos acontecem empates de 20 a 20, então o set é prolongado para 22 pontos, se empatar em 21 a 21 prolonga-se para 23 pontos e assim vai até o limite de 30 pontos. O Badminton conta com três sets e entre cada um deles há um intervalo de dois minutos e um intervalo de um minuto quando são alcançados os primeiros 11 pontos por um jogador em um só set. Se algum dos jogadores ou dupla conseguir vencer dois sets, ele automaticamente ganha a partida.
Quando falamos de gestos técnicos no Badminton temos que ter em conta, não só o local onde a raquete contacta com o volante mas também a trajetória do volante depois desse contacto.
Assim, temos:

Batimentos altos, acima da cabeça

Clear – Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente “em balão”.
Smash ou Remate – Batimento ofensivo; o volante apresenta uma trajetória descendente “picada”.
Amorti Alto – Batimento ofensivo; o volante é amortecido apresentando uma trajectória descendente e caindo, no campo adversário, junto à rede.

Batimentos abaixo da linha de cintura

Serviço - Pode ser curto ou comprido, dependendo da zona onde se realiza, e o volante deve ser dirigido para a área de serviço do adversário, diagonal à zona donde é executado.
Lob -

Relacionados