Bacteria

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
Bactéria

Bactéria (do grego βακτηριον, bakterion: bastão) é um domínio de micro-organismos unicelulares, procariontes (desprovidos deenvoltório nuclear e organelas membranosas), antes também chamados Schizomycetes, pertencentes ao Reino Monera.
As bactérias são geralmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico). Suas dimensões geralmente nãoexcedem poucos micrômetros, podendo variar entre cerca de 0,2 µm, nos micoplasmas, até 30 µm, em algumas espiroquetas. Exceções são as bactérias Epulopiscium fishelsoni isoladas no tubo digestivo de um peixe, com um comprimento compreendido em 0,2 e 0,7 mm e Thiomargarita namibiensis, isolada de sedimentos oceânicos, que atinge até 0,75 mmde comprimento.
Bacteroidetes
Bacteroidetes é um filo doreino Bacteria que engloba três grandes grupos, divididos em três classes, cada uma com uma única ordem
Bacteroides
Flavobactérias
Sphingobacterias
A classes de Bacteroidetes são todas relacionadas pela similaridade na composição de seus ribosomas. São bactérias vetoras de doenças diversas, como a colite, enterecolite, diverticulite. Que apesar de apresentarem certa similaridade em sua característicapatogênica, causam males diferentes.
Outras sobrevivem em áreas termais nas profundezas do mar da Islândia, algumas vivem no solo, produzindo húmus, nas águas, ajudando a decomposição de elementos orgânicos.
Categorias
Bacteroidaceae- Família das bactérias gram-negativa encontradas normalmente nos interstícios intestinal e nas membranas e mucosas.
Flavobacteriaceae - São bactérias consideradasgram-negativa em sua grande parte. Vive no habitat terrestre, sendo encontrada na água também.
Flexibacteraceae - Família das bactérias na ordem Sphingobacteriales, classe Sphingobacteria.
Rhodothermus - Género de bactérias aeróbicas, térmicas e gram-negativa da família Crenotrichaceae. Foram dectetadas em solos quentes e alcalinos submarinos na Islândia.

Doenças causadas por Bacterias
TuberculoseÉ causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é frito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.
Lepra ou hanseníase
É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando otratamento é feito a tempo a recuperação é total.
Difteria
Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.
Coqueluche
Doença que ataca crianças,produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria  Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.
Tétano
É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos  na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentosnão esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.
Tracoma
É uma inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira. A doença é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, de estrutura muito simples,semelhante a um vírus, e a transmissão se dá por contato com objetos contaminados. A profilaxia inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.
Disenterias bacterianas
Constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as classes mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São causadas por diversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacterias
  • As bacterias
  • bacteria
  • bacterias
  • Bacteria
  • bacterias
  • Bactérias
  • Bactérias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!