Bactéria

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias epertencem ao Domínio homônimo Bacteria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas.
As bactérias são um dos organismos maisantigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.
Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocôndrias e os cloroplasto teriam derivado de uma bactériaendossimbionte, provavelmente autotrófica, antepassada das atuais cianobactérias.
As bactérias são geralmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico). Suasdimensões variam de 0,5 a 5 micrómetros. [3] Excepções são as bactérias Epulopiscium fishelsoni isolada no tubo digestivo de um peixe, com um comprimento compreendido em 0,2 e 0,7 mm e Thiomargaritanamibiensis, isolada de sedimentos oceânicos, que atinge até 0,75 mm de comprimento.
Bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta em relação ao número de indivíduos. A quantidade debactérias no intestino de uma pessoa é superior ao número total de células humanas no corpo dela, por exemplo.

Descoberta dos micro-organismos

Antonie van Leeuwenhoek, a primeira pessoa aobservar bactérias usando um microscópio.
As bactérias foram descobertas por Antoni van Leeuwenhoek em 1683. Leeuwenhoek era um negociante holandês que tinha como passatempo polir lentes e construirmicroscópios. Com um desses aparelhos ele observou resíduos retirados de seus próprios dentes e, para sua surpresa, viu seres minúsculos em forma de bastonetes. Ele também observou seres microscópicossemelhantes em muitos outros materiais (água parada, gota de água sobre plantas etc.). Em suas descrições, ele refere-se a esses seres microscópicos como "animálculos", que significa pequenos animais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacterias
  • As bacterias
  • bacteria
  • bacterias
  • Bacteria
  • bacterias
  • Bactérias
  • Bactérias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!