Bacias hidrográficas da Europa

Páginas: 11 (2634 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
Exercícios de Fixação
A Europa possui uma área de 10,3 milhões de km², é limitado ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a leste, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. O litoral europeu é bastante recortado e apresenta seis importantes  penínsulas: Ibérica, Itálica, Balcânica,Escandinava, da Jutlândia, e de Kola e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, os Açores e Madeira.
No continente europeu existem muitos países, dentre esses o de maior território é a Rússia, com 40% da área total, o restante abriga 40 países. Apesar de muitos países europeus possuírem territórios relativamente restritos,tornaram-se verdadeiras potências políticas e econômicas mundiais, tais como Reino Unido, Alemanha, França e Itália, que fazem parte do G-8 (grupo dos países mais ricos do mundo).
Quanto às características físicas ou naturais, a Europa apresenta uma série de particularidades.
1) Tendo como base o texto acima responda os itens abaixo:
a)Identifique as estruturas geológicas do território europeu eexplique o processo de formação de cada uma.
Resposta: Na Europa, as rochas pré-cambrianas, cuja idade varia entre três bilhões e 570 milhões de anos, foram sucedidas por rochas das eras paleozóica, mesozóica e cenozóica.  O continente europeu só tomou sua forma atual no início da época pliocênica, há aproximadamente cinco milhões de anos. Os tipos de rochas, áreas tectônicas e bacias sedimentares quese desenvolveram ao longo da história geológica da Europa têm acentuada influência nas atividades humanas atuais.
O desenvolvimento geológico da Europa pode ser sintetizado como segue: Rochas arqueanas (aquelas com mais de 2,5 bilhões de anos) são as mais antigas do período pré-cambriano e afloram no norte do escudo Báltico, na Ucrânia e no noroeste da Escócia. Duas importantes faixas orogênicasproterozóicas (com 2,5 bilhões a 570 milhões de anos) também se estendem pelas regiões central e sul do escudo Báltico. Esse escudo tem, portanto, uma origem múltipla, com rochas remanescentes de várias faixas orogênicas.
 A atividade tectônica mais recente no continente europeu é representada pelas erupções vulcânicas na Islândia; por vulcões como o Etna e o Vesúvio; e por terremotos, como os queocorrem no mar Egeu e na Turquia, no sistema alpino, em conseqüência dos choques entre as placas tectônicas dos continentes europeu e africano.
a¹) Faça uma analise da importância econômica de cada estrutura.
Resposta: O continente europeu possui diversos recursos minerais tais como: campos petrolíferos, campos de gás natural e jazidas carboníferas. As Bacias sedimentares possuem grandeimportância econômica pois geram combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, gás natural etc.

b) Identifique as principais bacias hidrográficas do continente europeu e analise a importância econômica de cada uma.
Resposta: O litoral europeu é extenso e bastante sinuoso, devido ao expressivo número de reentrâncias formadas por mares, baías e penínsulas. As penínsulas mais importantes são:
a penínsulaIbérica (compreende Portugal e Espanha);
a península Balcânica (compreende Grécia, Albânia, Bulgária, Iugoslávia, entre outros);
a península Escandinava (compreende Suécia e Noruega);
a península da Jutlândia (compreende a Dinamarca).
Os rios europeus são de formidável importância econômica, uma vez que se tomaram excelentes hidrovias para o escoamento de mercadorias e pessoas, integrando o territóriode vários países e incentivando o comércio.
O rio Reno é um dos rios de maior importância. Nasce nos Alpes suíços, banha o território do pequeno Liechtenstein e segue ao longo da fronteira entre a França e a Alemanha. Em seu curso final, passa pelos Países Baixos (Holanda), até desaguar no Mar do Norte. Nesse percurso, o Reno atravessa uma porção intensamente industrializada da Europa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacias hidrograficas
  • Bacia hidrográficas
  • Bacias hidrograficas
  • bacias hidrograficas
  • Bacia hidrográfica
  • Bacias hidrograficas
  • Bacias hidrograficas
  • Bacias hidrograficas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!