Bacias de sedimentação v de gowin

414 palavras 2 páginas
- Sedimentogénese : implica a ocorrência de determinados processos geológicos como a meteorização ou alteração das rochas, a erosão e o transporte de sedimentos, e a sedimentação desses sedimentos. - Meteorização : consiste num conjunto de processos que conduzem à alteração química e/ou física das características iniciais das rochas, levando à sua destruição. Os agentes de meteorização são a água, o vento, as mudanças de temperatura e a ação dos seres vivos.
- Erosão : corresponde ao conjunto de processos físicos que permite remover do local os materiais resultantes da meteorização. A ação da gravidade, a água, o vento e o gelo são os principais agentes erosivos que arrancam e separam os fragmentos desagregados da rocha-mãe.
- Transporte : corresponde à ação da água e do vento, que conduzem os materiais resultantes da meteorização para outros locais.
- Sedimentação : consiste na deposição dos sedimentos, é a fase final da sedimentogénese, em que ocorre a preparação dos sedimentos para que se processe a diagénese.
1-Iniciámos o trabalho recolhendo nos arredores da escola e com a ajuda de baldes e pás, amostras de diferentes tipos de terras.
2-Algumas das terras foram peneiradas para eliminar lixo ou partículas de maiores dimensões.
3-Recolhemos ainda algum cascalho que utilizámos para depositar no fundo do aquário, formando uma pequena elevação de um dos lados.
4-Sobre o cascalho depositámos varias camadas de diferentes tipos de terra, previamente humedecidas e compactámos com a mão.
5-Terminámos a construção do modelo de elevação com a aplicação de alguns ramos de plantas, simulando a vegetação.
. 6-Com a ajuda de um regador e de garrafas de plástico com a rolha furada, despejámos água construído de forma a simular chuva.
7-Observámos o resultado da ação da água despejada e esvaziamos de tempos a tempos a água acumulada no lado oposto do aquário.
8-Ao longo do procedimento registámos os acontecimentos com auxílio de uma câmara.

Desta atividade

Relacionados

  • NIGA
    13930 palavras | 56 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas