Bacia Do C Rrego Bonsucesso 15 05 FINAL

Páginas: 17 (4216 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
PROJETO APLICADO
INSTITUTO POLITÉCNICO


ESTUDO DE CASO DAS OBRAS DE INTERVENÇÃO DO CÓRREGO BONSUCESSO, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.

CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária ORIENTADOR: Paula Brasil

Cíntia Amélia Soares, Débora Bittencourt, Gilberto Frois, Juliani Eduarda Moreira Izidório, Nathália Moisés, Rodolfo Braga, Thiago Frade, Walace


Resumo

Dada a importância da análisemorfométrica para a caracterização de uma bacia hidrográfica, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros morfométricos da Bacia do Córrego Bonsucesso, localizada no município de Belo Horizonte, e apresentar os métodos de controle de inundações realizadas pela prefeitura municipal através do Projeto DRENURBS. Para isto, foram utilizadas cartas topográficas na escala de 1:50.000 para elaboraçãodos mapas por meio do software ArcGis, através do qual foi possível a extração dos dados necessários para análise dos parâmetros morfométricos. Os resultados obtidos apontam para uma bacia propensa a eventos de inundação, embora tais eventos venham sendo minimizados por meio de obras de intervenção realizadas pelo Projeto DRENURBS, gerando melhorias sociais e ambientais.

Palavras-chave: Análisemorfométrica, Bacia do Córrego Bonsucesso, Projeto DRENURBS.

INTRODUÇÃO

A escassez de água é um dos problemas ambientais mais graves do século. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a falta de água afeta quase todos os continentes e mais de 40% das pessoas em nosso planeta (NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL, 2013). O Brasil concentra, aproximadamente, 12% daágua doce do mundo e abriga o maior rio em extensão e volume do planeta, o Amazonas. No entanto, esta quantidade de água é distribuída de forma irregular, pois na Amazônia estão as mais baixas concentrações populacionais. Já no sudeste a relação se inverte e a maior concentração populacional tem disponível apenas 6% do total de água do país (CIOTTI et al., 20--).

As intervenções antrópicasestão cada vez mais intensificadas e o gerenciamento dos recursos hídricos pode minimizar vários desastres ambientais, como as inundações, além de otimizar a utilização dos recursos disponíveis na bacia hidrográfica. A bacia hidrográfica configura-se como uma importante unidade de gerenciamento territorial, sendo modelada pelas condições geológicas e climáticas locais. Logo, a análise de aspectosrelacionados à drenagem, relevo e geologia pode levar ao esclarecimento de diversas questões associadas à dinâmica ambiental das bacias hidrográficas (NAVARRO et al., 20--).

A análise morfométrica tem por finalidade obter índices quantitativos dos elementos do modelo superficial para entender a relação solo-superfície dos processos erosivos decorridos sobre estruturas litológicas variadas. Esse tipode estudo geomorfológico (forma, relevo, área, geologia, rede de drenagem, solo, entre outros) foi introduzido por Horton (1945) visando entender a configuração e a evolução das bacias e de suas redes de drenagem (CHEREM, 2008; NAVARRO et at., 20--).

Deste modo, a morfometria de uma bacia é uma ferramenta importante para o diagnóstico da susceptibilidade à degradação ambiental através dadescrição dos parâmetros morfométricos. O estudo destes parâmetros é dividido em três partes: linear, zonal e hipsométrico. Os parâmetros lineares quantificam a rede de drenagem por meio de seus atributos (comprimento, número, hierarquia) e da relação entre eles. Os parâmetros zonais quantificam os atributos da bacia hidrográfica correlacionando-os a valores ideias e à rede de drenagem da mesma área deestudo. Os parâmetros hipsométricos correlacionam a variação altimétrica à área e a rede de drenagem da mesma bacia (VEIGA et al., 2012). A análise conjunta desses parâmetros orientam o planejamento, o manejo e a implementação de medidas mitigadoras para conservação dos recursos naturais (NAVARRO et al., 20--).

O diagnóstico das interferências antrópicas no cenário natural permite avaliar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso e ocupa o da Bacia do c rrego Lajeado Artigo
  • Bacia Bonsucesso
  • Trabalho Bacia Hidrogr fica do C rrego S o Sivestre
  • DESAFIO POLUI O DO C RREGO
  • 05 02 15 Sergio Alves 2 Alterado C Pia
  • Vers o Final Artigo Revisado Gabriele 21 05 15
  • Clistenes 15 05
  • artigo 15 05

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!