Bacia Do C Rrego Bonsucesso 15 05 FINAL

4216 palavras 17 páginas
PROJETO APLICADO
INSTITUTO POLITÉCNICO

ESTUDO DE CASO DAS OBRAS DE INTERVENÇÃO DO CÓRREGO BONSUCESSO, BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.

CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária ORIENTADOR: Paula Brasil

Cíntia Amélia Soares, Débora Bittencourt, Gilberto Frois, Juliani Eduarda Moreira Izidório, Nathália Moisés, Rodolfo Braga, Thiago Frade, Walace

Resumo

Dada a importância da análise morfométrica para a caracterização de uma bacia hidrográfica, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros morfométricos da Bacia do Córrego Bonsucesso, localizada no município de Belo Horizonte, e apresentar os métodos de controle de inundações realizadas pela prefeitura municipal através do Projeto DRENURBS. Para isto, foram utilizadas cartas topográficas na escala de 1:50.000 para elaboração dos mapas por meio do software ArcGis, através do qual foi possível a extração dos dados necessários para análise dos parâmetros morfométricos. Os resultados obtidos apontam para uma bacia propensa a eventos de inundação, embora tais eventos venham sendo minimizados por meio de obras de intervenção realizadas pelo Projeto DRENURBS, gerando melhorias sociais e ambientais.

Palavras-chave: Análise morfométrica, Bacia do Córrego Bonsucesso, Projeto DRENURBS.

INTRODUÇÃO

A escassez de água é um dos problemas ambientais mais graves do século. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a falta de água afeta quase todos os continentes e mais de 40% das pessoas em nosso planeta (NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL, 2013). O Brasil concentra, aproximadamente, 12% da água doce do mundo e abriga o maior rio em extensão e volume do planeta, o Amazonas. No entanto, esta quantidade de água é distribuída de forma irregular, pois na Amazônia estão as mais baixas concentrações populacionais. Já no sudeste a relação se inverte e a maior concentração populacional tem disponível apenas 6% do total de água do país (CIOTTI et al., 20--).

As intervenções antrópicas

Relacionados