Bacharelado em administração

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

THIAGO SILVÉRIO FERREIRA

OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS DA MODERNIDADE

Santa Luzia
2011

OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS DA MODERNIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administração.

Prof. Adriana Vinholi RampazoSanta Luzia
2011


INTRODUÇÃO

Num cenário de competitividade crescente no mundo dos negócios, muito mais do que simplesmente sobreviver, as empresas precisam crescer e prosperar. Quando adicionamos essa necessidade de crescimento a um ambiente interno cada vez mais instável, em que ameaças e oportunidades surgem a todo instante, fica evidenciada a importância das empresas estarem preparadaspara lidar continuamente com as mudanças, pois a época moderna está marcada por um ritmo acelerado de transformações em todas as esferas da vida humana, empresarial e ambiental. Transformações essas, que levam as empresas a mudanças profundas no seu subsistema como imperativo para a sua sobrevivência e crescimento, mesmo não sendo fatores para o bem da sociedade.
Nesta perspectiva,a energia fóssil se deu grande importância, gerando uma crise que provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos desestabilizando a economia mundial.

DESENVOLVIMENTO

Um dos grandes problemas enfrentados hoje em dia é a falta de responsabilidade socioambiental, que integra no desenvolvimento econômico, visando obter meios de melhorar a vida da comunidadelocal, da sociedade como um todo e de preservação do meio ambiente.
Dentre os problemas ambientais mais enfrentados na atualidade estão: (Aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies, diminuição dos recursos hídricos e o lixo). O aquecimento global é um fenômeno que aumenta devido a queima de combustível fóssil; um crescimento progressivo na emissão de gases e outros produtosquímicos produzidos pelo homem durante os últimos anos. O desmatamento e a extinção de espécie já engloba a exploração comercial dos recursos materiais, que está levando a natureza à um colapso; florestas inteiras são derrubadas para a comercialização de madeira ou queimadas para que se dê lugar ao gado, ou mesmo pela simples expansão das cidades. A diminuição dos recursos hídricos é uma das maiorespreocupações atuais com o término das reservas de petróleo, por ser um produto não-renovável, muitas reservas já se esgotaram e outras estão escasseando, gerando crise econômica e até guerras. Tudo isso porque grande parte da energia consumida em todo mundo depende hoje do combustível fóssil. Já o lixo está muito próximo do seu limite, em aterros sanitários e lixões. Com o aumento da produção delixo em grandes escalas, o acúmulo desses resíduos se torna um grande problema social, ambiental e econômico para o país. Em muitas localidades, o destino do lixo acaba sendo em lugares indevidos, tais como: queimam a céu aberto, leitos de rio, mangues, etc.; o que agrava mais o problema.
Esses problemas podem interferir nas empresas, fazendo com que as mesmas percam credibilidade no mercado,como por exemplo: a usina nuclear de Fukushima no Japão que sofreram com as quatro explosões em seus reatores, levando a desconfiança, manchando o nome da empresa e perdendo toda sua credibilidade. Outro exemplo marcante é o jogador de futebol Bruno que jogava no Flamengo, quando se envolveu com problemas criminais em relação a sua ex-namorada Eliza Samudio.
A ética e a responsabilidadesocioambiental são fatores que andam lado a lado. Afinal são idéias que tem como principal objetivo o aumento da credibilidade perante a sociedade.
Assim o uso da energia fóssil de maneira extensiva se deu a partir do século XVIII com a Revolução Industrial, iniciando-se a crise do petróleo que foi provocada pelo embargo dos países membros da (OPEP) e Golfo Pérsico. A crise foi desencadeada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharelado em administraçao
  • Bacharelado em Administração
  • Bacharelado em administração
  • Bacharelado em Administração Pública
  • Portifólio do curso de administração
  • BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: MACROECONOMIA
  • Av 2
  • Portfólio em grupo 1° Semestre Bacharelado Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!