Bacharel

Páginas: 20 (4999 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
ANA CRISTINA
CLAUDIA GONÇALVES
ANTONIO CLAUDIO ORNELAS
DANIELE PREIRA
ANTONIO ELIJÃ PITANGUEIRA
JECILENE ALEIXO
LUANA BATISTA
MARIA DE JESUS

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO I:
EDTRUTURA E PROCESSO

Salvador
Abril de 2013
ANA CRISTINA
CLAUDIA GONÇALVES
ANTONIO CLAUDIO ORNELAS
DANIELE PREIRA
ANTONIO ELIJÃ PITANGUEIRA
JECILENE ALEIXO
LUANA BATISTA
MARIA DE JESUS

DESENVOLVIMENTOCOGNITIVO I:
EDTRUTURA E PROCESSO

Trabalho apresentadoa a professora Ana Claudia Guimarães, na disciplina Psicologia do Desenvolvimtno como requesito da nota da segunda unidade deste semestre.

Salvador
Abril de 2013
Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo apresntar as diferentes fases do desenvolvimento cognitivo da criança, bem como os períodos da infância, os anos pré-escolares, acriança em idade escolar e adolescência baseados nas ideias e perspectiva de Piaget.

Introdução:
Através das visões da inteligencia e das perspectivas de Piaget podemos através deste trabalho acompanhar o desenvolvimento cognitivo da criança sua estrutura e processo.

A perspectiva de Piaget
Jean Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896 em Neuchatel na Suíça, faleceu em Genebra em 17 de setembro1980. Quando, menino estudou moluscos e aos 10 anos publicou o seu primeiro artigo para um jornal cientifico, seus conhecimento em biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança.
Jean Piaget casou-se e teve três filhos, e começou a realizar pesquisa empíricas com suas filhas. Com suas teorias pre-supõe que os seres humanos passa por uma série de mudanças ordenadas eprevisíveis as quais denominam estágio e períodos do desenvolvimento.
Piaget diz que esses estágios caracterizam-se pelas diferentes maneira do indivíduo interagir com a realidade, ou seja, de organizar os seus conhecimento visando a sua adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas nos esquemas de assimilação e acomodação.
Piaget mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir deinterações com o mundo e o aprendizado é um processo gradual e para descreve-lo elaborou á teoria do desenvolvimento intelectual por estágio, cujo o ponto de partida é a posição "egocêntrica".
Piaget percebeu que a inteligência ocorre- se por meio de adaptações, quando o esquema torna- se insuficiente para responder as novidades é modificada, dessa forma a interação como mundo esterno vaireduzir gradualmente o egocentrismo. Piaget dividem em quatro períodos o processo de desenvolvimento cognitivo da criança:
* Sensório motor que é de 0 á 2 anos
* Pré-operacional que é de 2 á 7 anos
* Operações concretas de 7 á 11 ou 12 anos
* Operações formal que é de 11ou 12 anos em diante.

Teoria do processo de Adaptação é constituída por vários Subprocessos vitais:
ESQUEMAS:Gerada por uma nova Informação
ASSIMILAÇÃO: A nova informação foi incorporada ao esquema.
ACOMODAÇÃO: O antigo Esquema se modificou.

EQUILIBRAÇÃO: Criança um pequeno Cientista.

Esquemas
Existem ações Físicas e Sensórias também.
Piaget Propôs que todos os bebes começam a vida com um pequeno repertorio desses esquemas sensórios e motores simples, tais como olhar, provar, ouvir,alcançar.

Assimilação:
É o processo de absorver alguns eventos ou experiência em algum esquema.
Assimilar é um processo Ativo.

Acomodação:
O processo complementar é a acomodação, o qual envolve modificar o esquema em resultado das novas informações absorvidas pela assimilação.

Equilibração:
Podemos modificar o nosso conhecimento já existente, para uma modificação além do que já tinha.

Avisão de Piaget do período sensório-motor
Piaget supõe que um bebê realiza o processo adaptativo básico de tentar compreender o mundo que a cerca. Ele assimila as informações que lhe chegam na limitada serie de esquemas sensório-motor com que nasceu com olhar, escutar, sugar, esses esquemas baseados em suas experiências . Segundo Piaget, este é o ponto de partida de todo o processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • bacharel
  • Bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!