Bacharel

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
IMPACTOS DA INTERNET NA SAÚDE

DESVANTAGENS NA SAÚDE E NA MEDICÍNA
INFORMAÇÕES ERRADAS SOBRE DOENÇAS
“Cada dia mais pacientes trocam consultórios médicos pela internet.Só no ano passado, 40 por cento das pessoas que acessaram à rede buscaram informações sobre saúde.
O risco nesses casos, não é só de obter informações erradas sobre doenças, mas principalmente a automedicação.
Apesar docrescimento da automedicação pela internet, a ferramenta não deve ser tratada como culpada do assunto.
Sete entre 10 sites sobre saúde não têm referências médicas.
Os internautas devem ficar atentos aos detalhes do site antes de confiar nas informações, principalmente aqueles que dão dicas sobre dietas, tratamentos para menopausa, medicamentos novos e propostas milagrosas que evitam cirurgiasplásticas.”[1]
VENDA ILEGAL DE MERCADORIAS
“Profissionais que fazem parte da Associação de Farmácia de Dourados alertam a população quanto a venda ilegal de medicamentos no município, pedem que denunciem os maus profissionais e qualquer situação anormal. Entre as principais irregularidades cometidas em Dourados está a venda ilegal de antibióticos, já que hoje o comércio desse tipo de medicamento sóé permitido mediante a receita médica. Outro problema são os medicamentos falsificados, comprados no Paraguai, sem qualquer tipo de fiscalização sanitária, tornado-se fortes agentes de risco a saúde pública.
Para a farmacêutica especialista em Indústria, Irene Junqueira, alguns profissionais ou donos de estabelecimentos podem ter se sentido prejudicados pela forma, considerada por alguns, como“truculenta”, mas é a forma que a polícia tem para fazer as fiscalizações, diz. “Em Dourados a situação estava tão insustentável com relação as irregularidades, que essa ação foi um “mal necessário”.
Os profissionais lembram que os fiscais da Anvisa não vieram em Dourados aleatoriamente. A Agência enviou os fiscais para o município justamente por causa do excesso de abusos praticados e ilegalidades,que são alvos de diversas denúncias por parte dos profissionais e entidades profissionais. Em Dourados, dos 98 estabelecimentos farmacêuticos, 53 (que correspondem a 49%) estão regulares. Alguns, além de não terem registro na Anvisa, alvará de funcionamento, registro no CRF e ausência de um farmacêutico, ainda foram flagradas vendendo anabolizantes, remédios falsificados e mantendo caixa ‘dois’para venda de medicamentos controlados.
Racib lembra que Vigilância Sanitária municipal fiscaliza os estabelecimentos irregulares e faz autuações, mas muitas vezes, alguns empresários buscam “respaldos políticos”, o que acaba inviabilizando o processo de regularização. “É uma luta que estamos travando há muitos anos em Dourados, mas tem melhorado muito”, destacou o presidente da Associação dosFarmacêuticos de Dourados. Panag Harb disse que os fiscais da Anvisa podem voltar a Dourados a qualquer momento, já que houve um respaldo favorável da população. No entanto, prosseguem as fiscalizações da Vigilância Sanitária. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (67) 3424-0709.
”[2]

FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS
“No âmbito da investigação sobre falsificação de medicamentos, as pesquisasdesenvolvidas têm a finalidade de evitar que a população faça uso destes produtos e tenha reações indesejadas que possam prejudicar a sua saúde. A justificativa deste trabalho fundamenta-se na importância em traçar um panorama sobre as principais classes de fármacos que tem sido alvo de falsificação no Brasil, com o objetivo de alertar os profissionais de saúde e a população sobre os riscos do seuconsumo.
A disseminação de medicamentos falsificados não apenas abala desfavoravelmente a qualidade dos cuidados com a saúde, mas também confundem estudos que determinam a efetividade dos fármacos, principalmente os utilizados para combate a microorganismos. Falsificações podem se aplicar desde produtos de marca ou genéricos, podendo incluir outras substâncias com os componentes corretos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!