Bacharel

Páginas: 22 (5268 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
GESTALT-TERAPIA

Embora não haja equivalente preciso em português para a palavra alemã gestalt, o sentido mais geral que se pode dar ao termo seria uma espécie de disposição ou configuração de uma organização específica das partes que constituiria um todo particular.
Em 1912, Max Wertheimer publicou um trabalho considerado o fundamento da escola gestáltica, onde descrevia um experimentoexecutado por Wertheimer e seus colegas, planejado para explorar certos aspectos da percepção do movimento. Numa sala escura, eles faziam reluzir em rápida sucessão dois pontos de luz próximos um do outro, variando os intervalos de tempo entre os clarões. Descobriram que quando o intervalo entre os clarões era menor que 3/100 de segundo, eles pareciam simultâneos. Quando o intervalo era de 6/100 desegundo, o observador dizia ver o clarão mover-se do primeiro ponto ao segundo. Quando o intervalo era de 20/100 de segundo ou mais, os pontos de luz foram observados como o eram de fato, ou seja, dois clarões de luz separados.
A descoberta crucial do experimento refere-se à percepção de movimento quando os clarões estavam separados por aproximadamente 6/100 de segundo. O movimento aparente não erafunção dos estímulos isoladamente, mas dependia das características relacionadas à organização neural e perceptiva do campo.
Os resultados deste experimento levaram a algumas reformulações fundamentais no estudo da percepção e, durante as décadas de vinte, trinta e quarenta do nosso século, a teoria da Gestalt foi aplicada ao estudo da aprendizagem, resolução de problemas, motivação, psicologiasocial e, até certo ponto, à teoria da personalidade.
A escola gestáltica causou enorme impacto em todo o campo da psicologia. Na metade do século XX, a abordagem desta escola tinha-se tornado tão intrínseca à corrente central da psicologia que a noção de um movimento gestáltico por si próprio e emancipado deixou de existir.
Uma contribuição importante dos adeptos da Gestal trefere-se àexploração da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo.
Além disso, a teoria da Gestalt ofereceu algumas sugestões a respeito dos modos pelos quais os organismos se adaptam para alcançar sua organização e equilíbrio ótimos. Um aspecto desta adaptação envolve a forma pela qual um organismo torna suas percepções significativas, a maneira pela qual distingue figura do fundo.
Aescola gestáltica estendeu o fenômeno figura-fundo para descrever a maneira pela qual um organismo seleciona o que é ou não é de seu interesse num dado momento. Para um homem sedento, um copo de água colocado entre seus pratos favoritos emerge como figura principal contra o fundo menos importante constituído pela comida. A percepção adapta-se à necessidade, capacitando-nos a satisfazer nossasnecessidades. Uma vez satisfeita a sede do exemplo, sua percepção da pessoa sobre o que é figura e o que é fundo provavelmente se modificará, de acordo com as mudanças nos interesses e necessidades dominantes.
Embora, por volta de 1940 a teoria da Gestalt já tivesse sido aplicada em muitas áreas da psicologia, foi em grande parte ignorada no exame da dinâmica da estrutura da personalidade e docrescimento pessoal. Além do mais, ainda não havia nenhuma formulação de princípios da Gestalt específicos para psicoterapia. Assim, a partir desse ponto podemos começar a ver o papel de Fritz Perls, responsável pela ampliação da teoria da Gestalt na psicoterapia e de uma teoria de mudança psicológica.
A abordagem gestáltica inspirou-se em formulações da psicologia e da filosofia, adotandoalguns referenciais, tais como, a percepção gestáltica de que "o todo é diferente da soma das partes". A percepção gestáltica propõe que todo fenômeno psíquico seja visto como um todo, em suas relações e dinamismos.
Por essa razão a Gestalt não considera o comportamento da pessoa isoladamente. Ela procura explorar a situação em que se deu sua importância e significado naquele momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!