Babuinos Bobocas Balbuciando em Bando

1113 palavras 5 páginas
Introdução:
A notação musical é usada para representar com letras e números as notas musicais. São colocadas no pentagrama (pauta de cinco linhas) onde podemos ler e identificar duração e a altura por meio de desenhos.
Existem diversos outros sistemas de notação usados em todo o mundo, mas o atual é a pauta de cinco linhas.
Pela nota identificamos altura duração e ela representa apenas um único som. O sistema de notação também pode representar outras características como variações de intensidade, expressão ou técnicas de execução instrumental.

Notação musical é o nome genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador. O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental que utiliza símbolos grafados sobre uma pauta de 5 linhas, também chamada de pentagrama. Diversos outros sistemas de notação existem e muitos deles também são usados na música moderna.
O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a nota, que representa um único som e suas características básicas: duração e altura. Os sistemas de notação também permitem representar diversas outras características, tais como variações de intensidade, expressão ou técnicas de execução instrumental.
Origem

O epitáfio de Seikilos é um exemplo da notação musical praticada durante a Grécia Antiga.

Os primeiros neumas, apenas como marcas junto das palavras. Fragmento de Laon, Metz, meados do século X

Transcrição de tablatura para órgão, século XVI. Abaixo, o equivalente em notação moderna
Os sistemas de notação musical existem há milhares de anos. Foram encontradas evidências arqueológicas de escrita musical praticada no Egito e Mesopotâmia por volta do terceiro milênio a.C.. Outros povos também desenvolveram sistemas de notação musical em épocas mais recentes. Os gregos utilizavam um

Relacionados

  • Figuras de linguagem
    5453 palavras | 22 páginas
  • ulisses
    289953 palavras | 1160 páginas