babosa

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013
 Babosa

Aloe succotrina e Aloe vera são espécies de plantas conhecidas popularmente como babosa e aloés . São nativas do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em pessoas, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maiorconcentração de nutrientes no gel da folha. Atualmente esta planta cresce por todo o mundo, mais concretamente em climas quentes e secos.
As estruturas da maioria das plantas de Aloé Vera são semelhantes. Os Aloé Vera alcançam a sua fase de maturação quando as folhas começam a espigar, num prazo aproximado de quatro anos. Destes rebentos de formas esguias e finas, que surgem no centro e no topoda planta, começam a despontar uns espinhos macios que desabrocham em flor. A planta do "aloe barbadensis miller" tem uma duração de vida de cerca de 12 anos.
Pela legislação brasileira, somente cosméticos e medicamentos fitoterápicos podem ser fabricados industrialmente a partir da planta. Alimentos à base de babosa, como sucos e isotônicos vendidos em outros países, no entanto, já estãoautorizados a serem produzidos, pois já foram feitas pesquisas relacionadas a segurança alimentar.

Origem do nome aloés:

"Aloés" vem do grego aloé, através do latim aloes, que é o genitivo de aloe. "Babosa" vem do adjetivo "baboso" , numa referência à resina produzida pela planta. Aloe vera significa, traduzido do latim, "aloés verdadeiro" . Aloe vera (do latim vera, "verdadeira") ou aloés temum aspecto de um cacto de cor verde, mas este pertence à família dos lírios. Esta planta por dentro tem um líquido viscoso e macio.

Características e habitat:

A Aloe vera floresce no começo da primavera, geralmente com flores de um amarelo vivo em uma longa haste que se projeta para fora do centro da roseta. Suas flores são, ocasionalmente, de cor laranja ou vermelha. Em uma planta jádesenvolvida, a haste se eleva, geralmente, de 60 a 90 centímetros acima da extremidade das folhas. Como suas folhas são suculentas, elas estão cheias de uma substância gelatinosa que pode ser extraída e então engarrafada ou incorporada em vários produtos
A estrutura da folha dos Aloé Vera mostra a casca (revestimento) exterior com cerca de 15 camadas de células. A dureza da casca do Aloé Veradeve-se à presença de grandes quantidades de cálcio e magnésio. Debaixo da casca estão conjuntos vasculares ou tubos de xileno e foemo. O xileno transporta os materiais sintetizados até às raízes e outras partes da folha.
A Aloe vera é uma planta originária de regiões desérticas. Por causa do meio hostil em que se desenvolve, ela adquiriu inúmeras capacidades para sobreviver onde muito poucas espéciesvegetais conseguem. Além de crescer no deserto, ela também só é encontrada em certas zonas tropicais do mundo e, por esta razão, não é muito conhecida em regiões de climas frios.
De origem africana, a babosa pertence à família das Liliáceas e é parecida com o cacto. Também é chamada de caraguatá, erva babosa e aloés. Quando adulta, produz de 15 a 30 folhas por ano. Elas são carnosas, firmes equebradiças, com um líquido viscoso e macio. Na ponta, contam com bordas cheias de espinhos. É preciso ter cuidado para não se cortar.
A região Nordeste possui as melhores condições para o plantio de babosa, quando a finalidade é produzir látex para a extração de aloína (laxante). Lugares secos e áridos, típicos da região, são onde a planta sofre estresse e aumenta a produção do látex.
Aspropriedades da babosa

O Aloé Vera tem a capacidade de fornecer nutrientes essenciais, eliminar bactérias, vírus, fungos e inflamações. Os tecidos que morrem são rapidamente renovados, como o interior dos órgãos que se renova automaticamente a cada quatro dias e o da pele que se renova a cada 21 a 28 dias sensivelmente, sendo por isso necessário suplementos com elementos reconstrutores para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • babosa
  • Babosa
  • Babosa
  • babosa
  • Babosa
  • o poder da babosa
  • planta babosa
  • Aspectos botânicos Babosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!